Visita às coleções museológicas do Triásico da Gronelândia, na Dinamarca

27-01-2023

Víctor López Rojas, estudante de doutoramento da Universidade Nova de Lisboa, e Octávio Mateus, orientador e Professor, visitaram a Dinamarca, de 10 a 19 de Janeiro, onde estudaram fósseis provenientes da Gronelândia. Inicialmente foram analisadas as coleções museológicas da Universidade de Copenhaga, com o objetivo foi documentar todo o material relativo ao Triásico da Gronelândia, bem como relativo a dinossauros e crocodilos, e ainda dos primeiros animais a desenvolver membros para andar na terra.
Além de Copenhaga, os investigadores estiveram também no GeoCenter Møns Klint, que promoveu algumas das expedições à Gronelândia e onde está em exposição a maior parte do material. Aqui, o principal foco foi o fitossauro (animal do fim do Triássico, semelhante em aparência aos crocodilos), sobre o qual se debruça a tese de doutoramento de Víctor López Rojas.
A viagem foi financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CTA-PAL/2217/2021, e pelo GeoBioTec - NOVA.