27-01-2023
Alexandre Guillaume examinou o material de Las Hoyas, no Museo de las Ciencias de Castilla La Mancha e no Museo Paleontológico de Cuenca (MUPA). Foca-se nos anfíbios, e especialmente no holótipo do Celtedens ibericus, um dos raros fósseis articulados pertencente ao grupo dos albanerpetontidios! O objectivo é comparar este material com os espécimes descobertos na Lourinhã, para confirmar, ou descartar, a hipótese de estas espécies estarem relacionadas.
Las Hoyas é uma jazida fossilífera do Barremiano (Cretácico Inferior) de Espanha, conhecido pelo notável estado de preservação dos fósseis. Deste local são conhecidos anfíbios quase completos, mas também peixes, aves com penas preservadas, dinossauros, mamíferos e até insetos!
O doutorando está agora na Universidad de Zaragoza, onde passará algum tempo a estudar material anfíbio de Los Menires, também de Barremiano. O local apresenta uma acumulação de microvertebrados fósseis e que tudo indica poderá ser promissora para investigações futuras.