Faculdade

Notícias

DCT em homenagem ao geólogo Carlos Ribeiro

14-06-2014

Promovido pela Academia das Ciências de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras, vai realizar-se o Seminário "Carlos Ribeiro, Geólogo e Arqueólogo (1813-1882)" no próximo dia 23 de Junho, a partir das 14:30 horas (coord.: 38°42'47.67"N; 09° 8'58.76"W).

Entre outros distintos oradores, os Professores Miguel Telles Antunes (Acad. Ciências Lisboa; FCT/UNL), João Luís Cardoso (Univ. Aberta; FCT/UNL) e Manuela Simões (DCT/FCT/UNL) apresentarão palestras relativas a diferentes áreas de intervenção científica e técnica do homenageado, considerado o "fundador" da Geologia em Portugal.

A homenagem a Carlos Ribeiro realiza-se por ocasião do 2º centenário do seu nascimento e foca essencialmente a vertente de investigação científica e técnica, de um cidadão com um currículo multifacetado e uma participação cívica, e política, de grande notoriedade. Entre um número substancial de realizações notáveis para a Geologia e de funções desempenhadas, Carlos Ribeiro foi director da 1ª Comissão Geológica (1857) - com F. Pereira da Costa - e anteriormente já tinha chefiado a 4ª Repartição Técnica da Direcção Geral de Obras Públicas, na altura responsável pelas pedreiras, minas e trabalhos geológicos. Foi o responsável pela 1ª edição da Carta Geológica de Portugal Continental à escala 1/500.000, premiada com a medalha de prata na Exposição Universal de Paris (1967).

Para mais informações sobre o Seminário, consultar o site da ACL (http://www.acad-ciencias.pt/wordpress/carlos-ribeiro/).