8th Conjugate Margins Conference

04-06-2024

Realizou-se entre os dias 27 e 29 de Junho, em Lisboa, a 8th Conjugate Margins Conference 2024, com a coordenação conjunta de Ricardo Pereira, investigador do GeoBioTEC NOVA-FCT, Nuno Pimentel (IDL-FCUL), Gil Machado (ChronoSurveys), Gustavo Garcia e Rui Pena dos Reis (CGeo, Universidade de Coimbra).

Desde 2008, a Conjugate Margins Conference é um evento internacional, bi-anual, dedicado à partilha de novos desenvolvimentos associados à evolução de margens continentais no Atlântico e margens análogas. Esta edição contou com a presença de mais de 100 participantes inscritos, onde foram apresentadas cerca de 70 contribuições cientificas e técnicas de elevada qualidade, com diversos temas nas áreas de Geodinâmica, Estratigrafia e Sedimentologia, Georrecursos Energéticos Sustentáveis, e Novos Métodos. Contou ainda com a presença de participantes de 16 países (e.g., Canadá, Brasil, Marrocos, Reino Unido, etc), num total de 51 entidades, incluindo representantes da industria, institutos públicos e academia.

A CMC24 contou ainda com a presença de 5 keynote speakers, com temas dedicados a Comunicação de Geociências (Christopher Jackson, JACOBS), Desafios para a captura, sequestração e utilização de CO2 (Hugo Matias, NET4CO2), Desenvolvimentos em Estratigrafia Sequencial, Octavian Catuneanu), Iniciação da subducção em margens atlânticas (João Duarte, IDL-FCUL) e Modelação espacial e de inversão geofísica (Leonardo Azevedo CERENA-IST).

Enquanto parte do evento, foram também organizadas 3 saídas de campo, antes e depois da conferência, dedicadas à evolução das margens conjugadas e ao armazenamento de CO2 em rochas magmáticas, com a participação total de 34 geocientistas.