Projecto de investigação (Daniel Sousa, LBQ)

02-03-2023

O aluno da Licenciatura em Bioquímica da FCT-NOVA, Daniel Sousa, desenvolveu o projecto de investigação com o tema “Avaliação da composição elementar de Camellia sinensis L. (chá preto, chá verde e chá branco)” nos laboratórios do sector "Tecnologias Agroindustriais" da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho (iniciado em finais de Janeiro) implicou a caracterização e avaliação da composição elementar de diversos tipos de chá de diferentes marcas e origens. Procedeu-se à análise colorimétrica das diferentes amostras de chá preto, chá verde e chá branco e quantificação de macro e micro elementos com recurso à técnica de fluorescência de raios-X em seco e após diferentes tempos de infusão (5, 10 e 15 minutos).
O trabalho está a ser orientado pela Professora Maria Manuela Silva e co-orientado por Ana Rita Coelho.