Projecto de investigação (Daniel Catalão, LBQ)

02-03-2023

O aluno da Licenciatura em Bioquímica da FCT-NOVA, Tiago Catalão, desenvolveu o projecto de investigação com o tema “Desenvolvimento de um gelado com diferentes teores de açúcar: caracterização físico-química, nutricional e sensorial” nos laboratórios do sector "Tecnologias Agroindustriais" da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho (iniciado em finais de Janeiro) implicou a caracterização das diversas formulações de um gelado inovador de abóbora e coco com diferentes teores de açúcar. Procedeu-se à análise colorimétrica das diferentes formulações de gelado, determinação do teor de sólidos solúveis totais (graus Brix), da densidade, humidade e quantificação de macro e micro elementos com recurso à técnica de fluorescência de raios-X. A análise sensorial das diferentes formulações irá ocorrer no dia 3 de Março pelas 10h30 no DCT.
O trabalho está a ser orientado por Ana Rita Coelho.