Faculdade

Notícias

À Luz dos Minerais: o Fascinante Mundo da Microscopia Petrográfica

27-10-2015


Data: 
4 de Novembro, pelas 12.00

Local: Auditório da Biblioteca (Campus de Caparica)

Público-alvo: todas as formações e idades

Desde cedo, pelos mais variados motivos, o Homem começou a interessar‐se pelas rochas. Primeiro, como forma de conseguir um abrigo, depois, como material para construir diversos utensílios. Mais tarde, começou a estudar a constituição das rochas, nomeadamente no que se refere à sua mineralogia e textura, ou seja, à forma como os seus cristais se organizam no seu interior.

Este estudo conduziu a um aprofundar do conhecimento acerca das diferentes rochas e permitiu ao Homem a extracção de diversos materiais, entre os quais se contam os minerais e os elementos químicos que os constituem.

Começou com uma análise macroscópica simples, baseada em características físicas, tais como a densidade e a dureza, mas também, e entre outras, a forma cristalina, a côr e o brilho, estas dependendo da existência de Luz.

Com o advento e desenvolvimento da microscopia, as análises de rochas ganharam uma nova dimensão, permitindo uma caracterização mais completa e rigorosa, envolvendo meios técnicos (sobretudo ópticos) simples mas muitíssimo poderosos como meios de análise.

Mas, para além da quantidade e qualidade de dados que este tipo de análise nos permite, existe um fascinante mundo de formas e de cores à nossa espera quando observamos as rochas ao Microscópio Petrográfico...