O DCT na "Ocupação Científica de Jovens nas Férias", promovida pelo Ciência Viva

14-06-2014

Seguindo uma tradição, o DCT irá este Verão receber jovens do Ensino Secundário para participarem em actividades de investigação no âmbito da Engª Geológica. Estas serão desenvolvidas no âmbito do Programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF), promovida em associação e com o patrocínio do "Ciência Viva" (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica).

Este ano o DCT tem as seguintes acções:

Título da acção:       "Da pesquisa de georrecursos à sua caracterização e produção"

Coordenador:          Prof. Dr. Joaquim António dos Reis Silva Simão (jars@fct.unl.pt)

Data:                         1 a 9 de julho

Local:                        DCT/FCT/UNL e uma visita de campo à região centro do País para a recolha de dados

Destinatários:           Alunos do 11º e 12º anos do Ensino Secundáqrio (10 vagas)

Descrição:                 No âmbito de investigações em curso, propõe-se o acompanhamento de trabalhos relativos ao percurso que georrecursos como a água, a areia ou uma rocha seguem desde a fase inicial de avaliação de uma área potencial no terreno, passando pela fase de amostragem e ensaios de laboratório para caracterizar a sua qualidade, culminando na modelação, respectiva exploração e transformação. Assim, os estagiários irão acompanhar um levantamento de terreno com mapas, aprender a executar ensaios de laboratório, bem como procedimentos básicos de interpretação e modelação com recurso a ferramentas de tecnologias de informação e observar aspectos da extracção desses materiais essenciais ao nosso desenvolvimento sustentado.

Inscrição:                 Procurar actividade 5 no seguinte endereço: http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2014/inscricao.asp?accao=showestagioscientificos&id_areavocacional=8

Nota:                         Os alunos que se deslocarem de áreas afastadas da FCT/UNL deve contactar o coordenador no sentido de se marcar, com antecipação, a estadia na residência universitária, até 4 alunos.

Colaborações.          Irão colaborar na organização destas actividades, acompanhando os estudantes, o Núcleo de Geologia dos alunos da LEG e do MEG.