Alunos do Secundário vêm ao DCT receber prémios do Concurso MyGeoQuiz

14-06-2014

O DCT promoveu, entre os meses de Março a Maio, um concurso com perguntas de Geologia enquadradas nos programas nacionais do 10º e 11º anos de escolaridade, mas destinado a alunos a frequentar o 11º ou o 12º ano (http://mygeoquiz.dct.pt/).

Participaram cerca de 40 alunos de mais de 20 escolas, incluindo dos Açores; foram atribuídos 15 prémios, incluindo de participação e consolação, e os principais (3 primeiros classificados) foram patrocinados pela empresa FNAC. Destacou-se aqui a posição conseguida pelos alunos da Escola Secundária Henriques Nogueira (ESHN, Torres Vedras) que alcançaram a 1ª, 3ª e 10ª posições do concurso, recebendo alguns dos melhores prémios (2 tablets).

A vencedora do Concurso, a aluna Sara Gomes obteve a classificação de 97,67%, resultante da média das 8 melhores (em 10) etapas em que participou - regra do Regulamento. A aluna Joana Reis atingiu os 91,10%.

Muitos estudantes quiseram receber os prémios "ao vivo", no DCT, para virem também visitar as nossas instalações e laboratórios. Não podemos deixar aqui de destacar o empenhamento e o exemplo dado pela Professora de duas das alunas, a Drª Maria Noémia Santos (da ESHN), que quis acompanhar as suas excelentes alunas neste momento que, estamos certos, será marcante para as suas vidas académicas.

O objectivo deste concurso foi promover as Geociências junto dos jovens, através de um concurso que pretendeu ser formativo e lúdico.

Os alunos podem continuar a divertir-se aprendendo - agora fora do Concurso que terá nova edição em 2015 - indo àquele site testar os seus conhecimentos ("Quizes Geológicas"). Ainda vão a tempo de o fazer antes do exame nacional de Biologia e Geologia, que se realizará no próximo dia 25 de junho.

Legenda da imagem:

Da esquerda para a direita:

Prof. Dr. Joaquim Simão (docente do DCT e Coordenador da LEG),

Profª Drª Lígia Castro (docente do DCT, responsável pelo "Programa com Escolas" do DCT)

Engº Carlos Galhano (docente do DCT que colaborou na visita a laboratórios),

André Sanches (aluno do Mestrado em Engª Geológica, colaborador nº 1 do MyGeoQuiz),

Inês Sanches (concorrente da Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, Quinta do Conde)

Profª Maria Noémia Santos (acompanhante, Escola Secundária Henriques Nogueira, Torres Vedras)

Joana Reis (concorrente da Escola Secundária Henriques Nogueira, Torres Vedras)

Sara Gomes (concorrente da Escola Secundária Henriques Nogueira, Torres Vedras)

Joana Jesus (concorrente da Escola Secundária Emídio Navarro, Almada)

Margarida Rodrigues (concorrente da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Almada)