Faculdade

Notícias

O DCT na Futurália 2014 - escolhas com Futuro

04-04-2014

 

 

 

 

 

 

Decorreu nos dias 26 a 29 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa (FIL), o evento FUTURÁLIA 2014 destinado à exposição da actual oferta no ensino superior. O Departamento de Ciências da Terra da FCT-UNL esteve representado no dia 29 de Março - Sábado e as respectivas ofertas curriculares pelo mesmo promovidas, nomeadamente a Licenciatura/Mestrado em Engenharia Geológica, Mestrado em Paleontologia e Mestrado em Agro-florestal.

As diversas actividades propostas e realizadas pelos participantes foram:

1. Identificação macro e microscópica de minerais e fósseis com lupa binocular;

2. Comparação da dureza ao ressalto de diferentes rochas em tarolo com o martelo Schmidt;

3. Identificação de minerais de scheelite com recurso ao mineral light em várias amostras de mão;

4. Identificação dos níveis de mineralização em amostras de mão através de espectrómetro de fluorescência de raios X;

5. Apresentação de modelos geológicos/casos de estudo no computador.

Aos participantes nas actividades e outros interessados na oferta curricular do DCT foi distribuído um panfleto informativo com informação adicional sobre o curso e sobre o concurso MyGeo Quiz, que começará no início de Abril.

O stand obteve uma excelente afluência, tanto da parte da manhã como da tarde, com cerca de 100 demonstrações ao longo do dia, obtendo-se um bom feedback para todas as actividades realizadas.

A mostra foi organizada de forma sequencial, seguindo o protocolo tipo da Engenharia Geológica com inicial recolha de vários tipos de dados (actividades 1 a 4), seguida da sua integração e tratamento (actividade 5). Desta forma os participantes puderam experienciar a metodologia de trabalho de um Engenheiro Geólogo no exercício da sua profissão.

Muito poucos participantes realizaram apenas uma ou duas actividades, com a grande maioria a realizar toda a sequência, o que demonstra o interesse na oferta curricular do DCT. O dinamismo associado a estas actividades e o entusiasmo demonstrado por todos os colaboradores do DCT ajudaram à maior afluência. Conclui-se que a resposta obtida à oferta e actividades promovidas pelo DCT foi muito positiva, com participantes interessados não só nas actividades, mas também em todas as ofertas curriculares.