Faculdade

Notícias

Descoberta de nova espécie de dinossauro em Portugal resulta de trabalhos de investigação no DCT e no CICEGe

09-03-2014

Uma nova espécie de dinossauro descoberta em Portugal é o maior dinossauro carnívoro do Jurássico e o maior predador terrestre descoberto na Europa, indica estudo da autoria de um estudante de Doutoramento em Geologia da UNL (DCT/FCT/UNL) e de um Professor do Departamento de Ciências da Terra

A 70km a norte de Lisboa, foi descoberto material fossilizado que se pensava pertencer ao dinossauro Torvosaurus tanneri , uma espécie da América do Norte . Inicialmente foi encontrado um osso da perna, e posteriormente, noutro local, um maxilar superior, dentes, e uma vértebra da cauda. Estas descobertas foram realizadas por um amador e foram doadas ao Museu da Lourinhã.

Contudo, veio a descobrir-se que este se tratava de um novo dinossauro, o segundo da espécie Torvosaurus, sendo o equivalente europeu do Torvosaurus tanneri, da América do Norte. Ambas as espécies foram descobertos em rochas da mesma idade geológica e viviam em ambientes semelhantes dominados por dinossauros. "A fauna do que é hoje Portugal foi extremamente diversificada no final do Jurássico", disse o Professor Octávio Mateus , do Departamentio de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, co -autor do estudo . "Esta nova espécie de dinossauro carnívoro vem aumentar um pouco mais a diversidade de dinossauros de Portugal. E mostra que estava em prática um mecanismo de especiação que ocorreu durante o Jurássico, quando o Atlântico já estava bem formado e a Europa era um arquipélago." adianta o Professor O. Mateus.

Foi estimado que o dinossauro atingisse 10 metros de comprimento e 4 a 5 toneladas de peso. "Este não é o maior dinossauro predador pois o Tyrannosaurus , Carcharodontosaurus e Giganotosaurus do Cretácico eram maiores.", Disse Christophe Hendrickx da Universidade Nova de Lisboa, e primeiro autor do estudo. "Com um crânio de 115 cm, Torvosaurus gurneyi foi, porém, o maior carnívoro terrestre nesta época, o Jurássico, e um predador activo que caçava outros grandes dinossauros, como evidenciado pelos dentes forma de lâmina até 10 cm."

O nome gurneyi homenageia os ilustradores de dinossauro, nomeadamente o artista James Gurney, criador e ilustrador da série de livros Dinotopia que fascinou Hendrickx : "Sempre admirei a reconstrução deste mundo utópico , onde dinossauros e humanos vivem juntos , ele também é um excelente artista e pedagogo".

Torvosaurus gurneyi pertence aos terópodes, um grupo de dinossauros bípedes que deram origem às aves. Embriões de dinossauros de Portugal descritos recentemente também são atribuídas às novas espécies de Torvosaurus. A descrição detalhada, em que a espécie recebe o seu nome científico, foi publicada na revista PLoS ONE.

Referência da publicação: Hendrickx, C. & Mateus, O. 2014 Torvosaurus gurneyi n. sp., the largest terrestrial predator from Europe, and a proposed terminology of the maxilla anatomy in nonavian theropods. PLOS One.

A descoberta foi alvo de uma ampla divulgação na imprensa nacional e internacional, nomeadamente:

Nacional

RTP1 | Sic Notícias |TVI | TV Ciência | Canal Superior | Rádio Renascença | Público | Diário de Notícias | Jornal i | Jornalismo Porto Net (Univ. do Porto)| Diário Digital | Exame.com| Alvorada on-line| Museu da Lourinhã | LusoDinos | Abola

Internacional