4. Corpo docente especializado

     Os docentes do DCT são dos mais habilitados para leccionar as disciplinas de que são responsáveis. Os geólogos que incorporam o departamento provêm da melhor escola do País na área da Paleontologia e Estratigrafia; esta foi criada desde o início da história do Departamento, por distintos docentes e investigadores que souberam transmitir o seu saber e experiência aos que se encontram actualmente no activo.

     O mesmo sucede na área da Geologia de Engenharia.

     Os Currículos podem ser consultados no site do Centro de Investigação em Ciência e Engenharia Geológica. Estes docentes têm liderado ou incorparado um grande número de projectos de investigação a nível nacional e internacional, assim como projectos de prestação de serviços com um número significativo de empresas principalmente nacionais.

     Uma das últimas demonstrações do reconhecimento internacional da qualidade dos docentes do DCT foi a realização do 1st International Congress on Stratigraphy - STRATI 2013, sob os auspícios da International Comission on Stratigraphy uma das principais comissões da instituição máxima a nível mundial na área das Geociências, a International Union on Geological Sciences - que colabora directamente com a UNESCO). Estiveram presentes cerca de 300 congressistas, de mais de 40 países e, entre outras entidades patrocinadoras, destacaram-se as empresas petrolíferas PARTEX Oil and Gas e a Galp Energia. Irá ser publicado um livro especial com as comunicações científicas pela editora Springer uma das maiores editoras científicas mundiais.

     Esta foi uma iniciativa inédita a nível mundial, promovida pela primeira vez pelo DCT, cuja continuidade já foi garantida por outros países.

 

     O Departamento também organiza com regularidade palestras de eminentes cientistas estrangeiros que colaboram com docentes do DCT, para a divulgação das suas actividades de investigação. Uma das últimas foi com o Professor Michael J. Benton, paleontólogo da Universidade de Bristol (Reino Unido), professor de paleontologia de vertebrados, especialista em macroevolução e paleobiologia »»» Link.

- 1 - 2 - 3 - 4 - 5 -