Protecção ambiental – Metais pesados e efeitos ambientais e na saúde pública

DESCRIÇÃO GERAL

Título da Acção: PROTECÇÃO AMBIENTAL – METAIS PESADOS E EFEITOS AMBIENTAIS E NA SAÚDE PÚBLICA

Nº de Registo: Em fase de acreditação

Duração: 25 h

Nº de Créditos: 1

Modalidade: Curso de Formação [para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14º do Decreto-Lei n.º 249/92 (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores – RJFCP), a presente acção releva para a progressão de carreira (mais de 2/3 da formação é realizada na área científico-didática dos destinatários)].

Destinatários: Professores do Grupo 520 (11ºB grupo, professores do 3º Ciclo doEnsino Básico e do Ensino Secundário)

Formador: Fernando Henrique Reboredo (Doutorado, Prof. Auxiliar)

Nº de vagas [1]: 25

Nº mínimo de inscritos: 15

Critério de seriação: Ordem de inscrição, depois de cumprido o disposto no “Nº de vagas”

Calendário: A estabelecer, em princípio anual, mas função da procura

Período de inscrição [1]: Início com cerca de 20 dias de antecedência

Propina de inscrição [1]: Professores de escolas signatárias do protocolo: 0 € na primeira acção; 50€ nas seguintes Professores de outras escolas: 100 €

Contacto para inscrição: Ler Normas e Procedimentos Gerais

[1] - Consultar: Normas e procedimentos gerais

OBJECTIVOS
  • Conferir formação aos docentes do Ensino Secundário, particularmente na área da Biologia;

• Actualizar os conhecimentos dos docentes do Ensino Secundário, de forma a articular os conteúdos programáticos particularmente de Biologia, com a realidade da investigação básica e as novas abordagens ao problema dos efeitos dos metais pesados na Saúde Pública.

• Contribuir para melhorar o acesso, por parte dos Professores do Ensino Secundário, a materiais didácticos e de investigação, que de algum modo ajudem a minimizar as dificuldades do ensino;

• Incentivar os docentes a despertarem nos alunos, o gosto pela investigação básica.

• Sensibilizar para a necessidade de preparar os alunos, de forma sistemática, para a investigação, considerando interacções entre os ambientes geológico, biológico e climáticos.
  • CONTEÚDOS/PROGRAMA

Os conteúdos serão ministrado em módulos com a duração de 5 horas, com pequenos intervalos para descanso.

1 e 2º módulos (10 horas)

Unidade A - (teórico);

a) A contaminação do meio ambiente por metais pesados: perspectiva histórica econceitos gerais.

b) Principais fontes poluentes: naturais e antropogénicas.

c) Efeitos dos metais pesados nos ecossistemas.

d) Efeitos dos metais pesados na saúde pública.

e) Legislação.

3 a 5º módulos (15 horas)

Unidade B – (teórico-prático)

a) Análise de casos clínicos, ligados à exposição crónica a metais pesados.

b) Estudos epidemiológicos.

c) Correlação entre dieta alimentar e intoxicação por metais pesados.

d) As recomendações da OMS e da EPA sobre alimentos a evitar por algumas
    classes etárias

e) Correlação entre actividade profissional e exposição crónica.

Unidade C - Análise de enquadramentos nos Programas de Biologia do 3º Ciclo e do
    Secundário;

Realização de um relatório síntese para avaliação dos Formandos.

AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO

As aulas são todas ministradas na modalidades: teórica e teórico-prática, com uma introdução sobre as matérias, com recurso a PowerPoint.

No que diz respeito às aulas teórico-práticas, serão apresentados casos clínicos decorrentes da exposição aguda e crónica a metais pesados, onde serão discutidos os efeitos a nível da saúde pública.

Os alunos receberão materiais especificamente preparados para cada sessão.

Entrega de um relatório de síntese (poderá ser elaborado em grupo de 2) com atribuição de classificação final quantitativa, de acordo com o estabelecido no nº 2 do artº 46º do Estatuto da Carreira Docente (D-L. nº 15/2007 de 19 de Janeiro) e orientação constante na Carta Circular CCPFC – 3/2007 de Setembro de 2007.

Os resultados serão comunicados individualmente a cada Formando, de forma a garantir a sua privacidade. No cumprimento do disposto na Carta Circular conjunta CCPFC/DGHRE – 3/2007 de Setembro de 2007, a classificação final será quantitativa, aproximada à décima, numa escala de 0 a 10 valores. Será também efectuada menção qualitativa, de acordo com os intervalos estipulados na citada orientação conjunta.

Será considerado aprovado o formando que obtiver classificação igual ou superior a 5,0 valores.

Os resultados serão comunicados individualmente a cada formando, de forma a garantir-se a privacidade dos resultados. De acordo com o previsto no nº 4 do artº 11º do Decreto-Lei n.º 249/92 (RJFCP), de 9 de Novembro, do resultado da avaliação, cabe recurso aos formandos para o Conselho Científico da FCT/UNL.

A acção é sujeita a avaliação por parte dos formandos que, para o efeito, preencherão inquéritos de hetero-avaliação, na observância do estabelecido no artº 10º do RJFCP. Será garantida a confidencialidade perante o formador.

FORMULÁRIO de INSCRIÇÃO

Voltar para Acções de Formação