Faculdade

Notícias

Jovem doutor da Paleontologia da NOVA em congresso francês

09-05-2025

Alexandre Guillaume, que defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento na NOVA, em Novembro passado, participou na reunião anual da APF (Associação Francesa de Paleontologia) em Lille.

No âmbito da sessão do Prémio d'Orbigny (atribuído à melhor apresentação de um novo doutor, e nomeado em homenagem a Alcide Dessalines d'Orbigny, naturalista e paleontólogo francês do século XIX, famoso pelo seu trabalho em bioestratigrafia e foraminíferos), Alexandre apresentou os resultados da sua tese (em colaboração com o Museu da Lourinhã), que inclui um estudo preliminar dos microvertebrados da Formação da Lourinhã, a descrição da diversidade de crocodilomorfos no Jurássico Superior de Portugal, uma revisão dos répteis da Guimarota com a recente descrição de uma nova espécie de lepidosoraumorfo Marmoretta drescherae, e um importante trabalho anatómico sobre os albanerpetontídeos, um grupo de pequenos anfíbios, da Península Ibérica.

A comunidade paleontológica francesa acolheu vivamente esta palestra e mostrou-se extremamente interessada por toda o investigação actualmente desenvolvida pelos paleontólogos em Portugal. Foi uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho de investigadores da NOVA.