Visita a museus da América do Norte e participação em conferência internacional

04-07-2023

Alexandre Guillaume, estudante bolseiro do Programa Doutoral em Geologia da FCT NOVA, visitou no mês anterior coleções paleontológicas no Field Museum em Chicago (Estados Unidos), Royal Tyrrell Museum em Drumheller e University of Alberta Laboratory for Vertebrate Paleontology em Edmonton (Canadá). Nestas visitas teve a possibilidade de observar mais de 300 espécimes de 9 espécies diferentes de anfíbios do Cretácico Superior da América do Norte. Este espólio representa uma importante base de dados para comparação com o espólio fóssil de anfíbios do Jurássico Superior de Portugal, dando uma visão global sobre a variação morfológica e diversidade dos diferentes táxones deste grupo de animais.
Durante a sua viagem, Alexandre também apresentou parte do seu trabalho de doutoramento numa conferência internacional em Salt Lake City (Utah), com um póster focando os resultados preliminares de análises paleoecológicas e reconstrução paleoambiental da Formação da Lourinhã, e uma comunicação oral sobre a nova espécie de anfíbio que está a descrever.