Promoção da literacia científica em Geologia

09-06-2023

Convite efetuado através do Departamento de Engenharia do Ambiente à Professora Lígia Castro (DCT/FCT/UNL) para participar no projeto “Ciência Viva nos Pátios” do Departamento Educativo do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, cuja coordenadora é a Dra. Gisela Oliveira. Este projeto tem como objetivo a promoção da literacia científica, entre as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, dando a oportunidade aos jovens alunos de conhecer as etapas do processo científico e a Ciência que se faz em Portugal. Outra mais-valia é estreitar laços entre a comunidade escolar e a comunidade científica. As turmas das professoras Mara Ribeiro e Neusa Encarnação da EB1/JI Casal da Cavaleira (Sintra), foram contempladas com a investigação na área da Geologia, com o objetivo de potenciar a qualidade científica e pedagógica da visita, criando slots de cerca de 20-30 minutos (29 Maio), em que houve interação com 2 grupos e com a etapa seguinte, em que os alunos colocam perguntas sobre o que viram e votam em perguntas a explorar numa posterior visita da investigadora (19 Junho).