Projeto de investigação de Kiana Bila (LBQ)

02-03-2023

A aluna da Licenciatura em Bioquímica, Kiana Bila, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), desenvolveu um projeto de investigação com o tema "Importância da qualidade da água de irrigação na produção de arroz (Oryza sativa L.)". O trabalho consistiu na preparação e análise de amostras de água dos campos experimentais de cultura controlada de arroz com vista à sua caracterização física com recurso a métodos potenciométricos. A análise dos parâmetros químicos tais como os iões Cálcio, Magnésio, Potássio e Sódio foi realizada por cromatografia líquida de elevada resolução (HPLC). Recorreu-se a titulação com ácido forte para quantificação do ião bicarbonato e os iões sulfato, cloreto, nitrato e fosfato foram quantificados por fotometria. O plano de trabalhos consistiu ainda na caracterização do grão e respetiva farinha de arroz com análises de determinação de cor (sistema CieLab e colorímetro espectrofotométrico de varrimento) bem como a quantificação de elementos minerais (com recurso a fluorescência de raios-X).
A aluna teve a orientação da Professora Doutora Maria Manuela Simões e co-orientação da Dra. Ana Marques.