Projecto de investigação (Diogo Rodrigues, LBQ)

03-03-2023

O aluno da Licenciatura em Bioquímca da FCT-NOVA, Diogo Rodrigues, desenvolveu o projecto de investigação com o tema “Bombons com recheios diferenciadores: caracterização físico-química, nutricional e sensorial” nos laboratórios do sector "Tecnologias Agroindustriais" da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Com este trabalho obtiveram-se bombons com recheios inovadores e que lhes conferem caraterísticas funcionais, sendo produzidos com ingredientes exclusivamente nacionais (trabalho iniciado no fim de janeiro de 2023), sendo orientado por Inês do Carmo Luís. O aluno efetuou análises de determinação do teor de humidade, do pH, da densidade, da cor (colorímetro de varrimento e sistema CIELab) e elaboração de rótulo. Para além disso quantificou os macro e microelementos minerais (através de fluorescência de raios-X) e efetuou uma análise sensorial.