Equipa docente:
Pedro Lamas - Responsável. Regente das aulas teórico-práticas
Cursos:
Mestrado em Engenharia Geológica (Geotecnia) - 1º Ano
Objectivos:
Os alunos com aprovação nas matérias leccionadas deverão dominar conceitos básicos e adquirir capacidades que lhes permitam, designadamente, desenvolver trabalhos de cartografia geotécnica e geoambiental para o apoio ao estudo de sítios de obras de engenharia, à análise de riscos e ao planeamento regional e urbano.
Programa:
Cartografia geotécnica – origem e evolução. Cartografia geotécnica versus cartografia geológica. Definição e tipos de cartas geotécnicas. Conteúdos. Influência da escala no conteúdo. Unidades geotécnicas. Unidades litogenéticas. Cartas de factores, de síntese, documentação e auxiliares. Objectivos e exemplos. Memórias de cartas geotécnicos. Cartografia geotécnica e as propriedades geotécnicas de solos, rochas e maciços.Cartas de inventário, susceptibilidade, perigosidade e vulnerabilidade. Exemplos. O conceito de risco. Hazard maps e risk maps. Metodologias - exemplos nacionais e internacionais. Aplicação no planeamento e na protecção civil.Cartografia geotécnica assistida por computador. Evolução histórica. Informação georreferenciada. Cartas digitais - definição, componentes, modelos de dados; sistemas de coordenadas utilizados em Portugal; aquisição, processamento e estruturação de dados; funções de análise espacial. Qualidade da informação. Bases de dados; sua evolução e tendências actuais. Metainformação. Sistemas de apoio à decisão (SAD) e cartografia. Exemplos de aplicações de SIG e bases de dados espaciais em cartografia geotécnica. Cartas geoambientais. Conteúdos e objectivos. A metodologia da Universidade da Cantábria. Desenvolvimentos recentes. Aplicação em Portugal. Cartas de ecorregiões. Exemplos de aplicação.Aplicação da cartografia geotécnica a obras de engenharia e ao planeamento regional e urbano. Importância das cartas de aptidão.Cartografia geotécnica a 2,5D e 3D. Aplicações e tendências de evolução.
Requisitos:
É obrigatória a presença dos alunos em dois terços das aulas teórico-práticas, no mínimo, salvo se estiverem inscritos ao abrigo de estatuto especial.
Métodos de Ensino:
Sessões teóricas com apoio de meios audiovisuais. Sessões práticas que incluem aulas com apoio de computadores para aplicação de SIG, resolução de problemas e análise de projectos.
Métodos de Avaliação:
Exame final. Será tida em atenção para a classificação final, a avaliação de um trabalho a desenvolver pelos alunos sob o tema da unidade curricular, durante o período lectivo.
Bibliografia:
DEARMAN, W. R.(1991). Engineering geological mapping. Butterworth, Oxford. IAEG/UNESCO (1976). Engineering geological maps. A guide to their preparation. The Unesco Press, Paris, Earth Sciences, nº 15.SILVA, A. P. da (2003).Cartografia Geotécnica do Concelho de Almada e o Sistema de Informação Geo-Almada. Tese de Doutoramento, UNL, Lisboa.RODRIGUES-CARVALHO J.A., SILVA A.P.F. da & CAVALEIRO V., 2004. Cartografia geotécnica e geoambiental. Actas do 5º Congresso de Mapeamento Geotécnico e Geoambiental, São Carlos, Brasil.ZUQUETTE L.V. & GANDOLFI, N., 2004. Cartografia geotécnica. São Paulo: Oficina de textos, 190 pp.
Carga horária:
3PT