Química

Equipa docente:    
Outro departamento - Responsável
 
Cursos:    
Licenciatura em Engenharia Geológica - 1º Ano
 
Objectivos:    

Obtenção de conhecimentos fundamentais de Química, que possam ser aplicados em estudos posteriores de Engenharias e que forneçam uma compreesão básica de fenómenos químicos com impacto na sociedade.

Obtenção de capacidades de resolução de problemas químicos.

Obtenção de capacidades de cálculo relacionado com fenómenos químicos e grandezas físicas correspondentes.

Desenvolvimento do espírito crítico, concretamente através da discussão da plausabilidade dos resultados obtidos nas aulas práticas e teorico-práticas.

Desenvolvimento das capacidades de trabalho em grupo concretamente através dos trabalhos laboratoriais em grupos de 2 ou 3 alunos.
 
Programa:    

1. Fundamentos de Química. Estequiometria. Soluções e unidades de concentração. Tabela Periódica. Introdução às propriedades periódicas dos elementos. Ligação Química. Forças Intermoleculares.

2. A 1ª lei da Termodinâmica. Calor e Trabalho. Entalpia. Entalpias de formação e de reacção. Equilíbrio químico. Princípio de Chateliêr. Transformações espontâneas. Entropia e a 2ª lei da Termodinâmica. Variação total da entropia. Energia de Gibbs. ?G e a constante de equilíbrio. Equilíbrio químico em misturas de gases ideais. A equação de gases ideais. Pressões parciais.

3. Cinética química. Velocidades de reacção. Reacções elementares. Molecularidade. Mecanismo reaccional. Determinação de leis de velocidade. Método integral. Período de semi- reacção. Método diferencial. Velocidades iniciais. Lei de Arrhenius. Catálise.

4. Ácidos bases. O conceito de Bronsted e Lowry. Auto-ionização da água. Função p. O pH de soluções de ácidos e bases fracas. Titulações ácido base. Curvas de titulação. Indicadores ácido base.

5. Reacções de precipitação. Produto de solubilidade. Efeito do ião comum. Separação de iões.

6. Reacções redox. Potenciais padrão do eléctrodo. Equação de Nernst. Funcionamento de pilhas. Corrosão.

7. Forças Intermoleculares. Gases imperfeitos. Equação de van der Waals. Equilíbrio líquido-vapor. Soluções ideais. Lei de Raoult. Propriedades coligativas. Depressão crioscópica e elevação ebulioscópica. Soluções não ideais.
 
Requisitos:    

Realização de um mínimo de 3 trabalhos práticos laboratoriais (de entre 4) com prévia resposta adequada aos questionários respectivos e bom aproveitamento no decorrer da aula.

Assistência mínima a 2/3 das aulas TP.

Média de pelo menos 9.5 valores (numa escala de 0 a 20) nos  testes feitos ao longo do semestre ou em exame final.

Toda esta informação está disponível em maior detalhe na "Pagina de Química I C" em  http://moodle.fct.unl.pt
 
Métodos de Ensino:    

Os métodos de ensino incluem: a) exposição, utilizando o datashow, da matéria teórica; b) aulas teórico-práticas, em que se estimulam os alunos a resolver problemas, para que sintam as dificuldades e se sintam obrigados a pensar e a criticar erros surgidos; c) aulas práticas, em que os alunos têm oportunidade de executar experiências onde se comprovam os conhecimentos dados nas aulas teóricas; d) utilização de web site com material de estudo e contacto à distância via email; e) atendimento pessoal.
 
Métodos de Avaliação:    
Testes e/ou Exame escritos finais.
 
Bibliografia:    

"Química Geral - Conceitos Essenciais", R.Chang, 4ª ed., McGraw-Hill (Cap. 1-9 e 12-19)(*)

"Química" (tradução portuguesa de Chemistry), R.Chang, Mc-Graw Hill, 8ª Edição, 2005 (Cap. 1-6, 8, 12-16, 18-19). (Há exemplares na Biblioteca)

Apontamentos de Química I, Susana Barreiros, Manuel Nunes da Ponte, FCT/UNL, 1998 (**)

Testes e exames de Química I resolvidos, Susana Barreiros, Manuel Nunes da Ponte, FCT/UNL, 1998 (**)

"Química Geral" (Curso Intensivo), J.L. Rosenberg, L.M. Epstein, Mc. Graw Hill, 2001

 (*) Livro mais conciso que o segundo e com cor. O preço é praticamente o mesmo.

(**) disponíveis na página "Química I C" no site http://moodle.fct.unl.pt
 
Carga horária:    
4,5h por semana