Faculdade

Departamento

Tecnologia de Pedreiras

Sector: Departamento de Ciências da Terra (DCT)

ECTS: 6

Carga horária: Aulas teórico-práticas 56 h | Orientação tutorial 8 h

Responsável / docente: José António de Almeida

Objetivos: Dotar os alunos de conceitos técnicos de exploração de recursos minerais a céu aberto (rochas ornamentais, rochas e minerais industriais e areias), nomeadamente, escolha das técnicas mais adequadas, dimensionamento de equipamentos e de procedimentos, legislação e impacte ambiental. São ainda referidas técnicas de exploração em subterrâneo para rochas ornamentais. Os alunos ficarão aptos a integrarem equipas de trabalho na execução de projectos de pedreiras, Planos de Lavra e Estudos de Impacte Ambiental e habilitam para a direcção técnica de pedreiras.

Algumas competências mais específicas são:

- Redigir ou colaborar na elaboração de documentos técnicos de pedreiras. Redigir alguns descritores dos Estudos de Impacte Ambiental.

- Dimensionar e escolher equipamentos;

- Propor alternativas de laboração para aumentar a eficiência e a produtividade;

- Fazer planeamento de curto prazo, alocação diária de equipamentos e avanço das frentes;

- Dimensionar pegas de fogo e testar alternativas.

 

Programa

Terminologia de pedreiras. Legislação. Projectos de exploração de pedreiras. Produtividade de um equipamento. Fluxograma geral de uma exploração de rochas ornamentais. Etapas e equipamentos utilizados para a perfuração, corte, derrube e esquadriamento. Transporte para o parque de blocos. Fracturação e dimensão dos blocos. Fluxograma geral de uma exploração de agregados. Etapas e equipamentos para a exploração de rochas consolidadas. Arranque mecânico e com explosivos. Explosivos e pegas de fogo. Carga e transporte. Fluxograma geral de uma exploração de areias. Arranque, carga e transporte. Centrais de processamento para rochas ornamentais, agregados britados e areias. Equipamentos e aspectos de dimensionamento. Impactes ambientais da exploração de pedreiras e preparação de um EIA. Planos de pedreira. Planos de fecho. Plano ambiental e de recuperação paisagística. Monitorização. Segurança e higiene ocupacional aplicada. Resolução de problemas com dimensionamento de equipamentos.

 

Material de ensino mais importante

[1] J. Almeida e C. Costa, Apontamentos de Tecnologia de Pedreiras, FCT/UNL, 2003.

[2] M. Revuelta & C. Jimeno, Manual de Evaluación y Diseño de Explotaciones Mineras, Entorno Grafico, SL, Madrid, 1997, ISBN 84-921708-2-4.

[3] Carlos López Jimeno, Manual de Aridos, Entorno Gráfico, SL, Madrid, 1994, ISBN 84-605-1266-5. [4] Carlos López Jimeno, Manual de Rocas Ornamentales, Entorno

Gráfico, SL, Madrid, 1995, ISBN 84-605-4957-7.

[4] Vários autores. Manual de Perforacion Y Voladura de Rocas, série geotecnia, Instituto Geologico Y Minero de España, ISBN: 84-505-7007-7.

[5] M.R. Smith(1999) Stone:Building stone, rock fill and armourstone in construction. The Geological Society.

 

Avaliação: A avaliação é efectuada por dois testes de duas horas em período de aula (avaliação contínua) ou exame final na data marcada mais dois trabalhos individuais. Não existe nota mínima nos testes. Os testes contam para 80% da nota (40% cada), a teoria vale 50% e a prática 30%, e os trabalhos os restantes 20% (10% + 10%). Não existe frequência. Não existe nota mínima nos testes nem nos trabalhos.