Sistemas de Representação Geológica e Geográfica

Equipa docente:    
Graça Brito - Responsável. Regente das aulas teórico-práticas

Cursos:    
Licenciatura em Engenharia Geológica - 2º Ano
 
Objectivos:    
O objectivo é dotar os alunos de conceitos técnicos de desenho e computação gráfica, sistemas de informação geográfica (SIG) e bases de dados (BD) e a utilizarem programas informáticos dedicados a estes temas (por exemplo, ArcGIS e ligação à base de dados Microsoft Access).
Em termos de competências gerais os alunos ficam aptos a integrarem equipas de trabalho nas etapas de arquivo e gestão de dados em formato digital, aplicarem funcionalidades em SIG e a discutirem as melhores soluções técnicas e alternativas.
Algumas competências mais específicas são:
- Colaboração na concepção e implementação de Sistemas de Informação no âmbito de suporte a um projecto específico ou gabinete de projectos.
- Saber que informação disponível existe no mercado, escalas e preços, antever as possibilidades de derivação de informação e analisar potenciais situações de erro.
- Fazer a edição e gestão de dados, nomeadamente na transição para o formato digital, e a aquisição automática com equipamentos GPS.
- Discutir a melhor sequência de utilização de algoritmos de análise e de medida, analisar os resultados e apresentar alternativas;
- Aplicar critérios de análise espacial para fazer a selecção optimal de locais seguindo uma estratégia multi-critério;
- Fazer a produção de mapas geológicos e geotécnicos a partir de informação digital.
 
Programa:    

Noções de desenho técnico e aplicações. Normas portuguesas (NP) e normas internacionais (ISO). Projecções e tipos. Escolha das vistas mais convenientes. Vistas deslocadas da posição, e vistas auxiliares e parciais. Perspectivas e tipos. Linhas ocultas e linhas de eixo.
Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Exemplos de aplicação e áreas de intervenção. Informação georeferenciada, estruturas de dados (vectorial e matricial) e primitivas de representação morfológica. Modelos vectoriais topológicos e não topológicos. Edição de dados vectoriais e tabelas associadas. Calculo de medidas. Operadores de distância e de relacionamento. Pesquisa por critérios espaciais. Modelo matricial. Funções de análise espacial.
Elementos de Bases de Dados (BD). Estruturação de dados em tabelas relacionais. Diagramas e tipos de relações binárias. Normalização de uma BD. Pesquisas com SQL. Integração das componentes vectorial (SIG) e relacional (BD).
Modelos digitais de terreno. Conceitos sobre relevo e representação. Representação tridimensional, perfis, curvas de nível, cálculo de volumes, zonas de intervisibilidade potencial, carta de declive e exposição. Derivação automática de redes de drenagem e bacias hidrográficas.
Abordagens na condução de projectos. Distribuição de informação em servidores de Internet e HTML. Análise de qualidade de informação geográfica. Componentes de qualidade e fontes de erro. Conceitos de generalização.
 
Requisitos:    
Não existem requisitos de frequência.
 
Métodos de Ensino:    

Estão previstas sessões teórico-práticas de 2 horas;  cada componente teórica é desenvolvida em laboratório informático. Algumas aulas são ocupadas com elaboração, em grupos de 2/3 alunos, da parte prática de um projecto, cuja informação e objectivos são retirados de uma situação real.
Toda a informação e apresentações são disponibilizadas na Web.
 
Métodos de Avaliação:    
A avaliação tem duas componentes: um exame final nas épocas e datas previstas (50% da nota final) e o relatório de projecto com discussão (50% da nota final). Parte do trabalho prático conducente ao relatório é elaborado em aulas práticas acompanhadas mas privilegia-se a criatividade na busca de soluções adequadas.
 
Bibliografia:    
[1] João Matos. Fundamentos de Informação Geográfica. Geomática-Lidel, 2001.
[2] Peter A. Burrough and Rachel A. McDonnell. Principles of Geographical Information Systems. Oxford, Clarendon Press, 2nd edition, 1998.
[3] C. J. Date, An introdution to database systems, Addison Wesley, ISBN: 0-201-38590-2, 2000.
[4] Arthur H. Robinson. Elements of Cartography. John Wiley & Sons Inc. 1995.
[5] Stan Aronoff. Geographic Information Systems: a Management Perspective. WDL Publications. 1991
 
Carga horária:    
4h