Prospecção Mecânica

Equipa docente:    
Ana Paula Silva - Responsável. Regente de aulas teórico-práticas

Pedro Lamas - Regente de aulas teórico-práticas

Carlso Galhano - Regente de aulas teórico-práticas
 
Cursos:    
Licenciatura em Engenharia Geológica - 3º Ano
 
Objectivos:    
Os alunos com aprovação nas matérias leccionadas deverão dominar as técnicas utilizadas em prospecção geofísica e mecânica para estudos geotécnicos.
 
Programa:    

Prospecção gravimétrica. Fundamentos. Anomalias. Mapas de anomalias gravimétricas. Interpretação.
Prospecção magnética. Fundamentos. Magnetismo nas rochas. Mapas de anomalias. Interpretação.
Prospecção sísmica. Métodos sísmicos de refracção e reflexão. Métodos sísmicos directos. Execução e interpretação.
Prospecção geoeléctrica. Sondagens geoeléctricas, perfis e cartas de resistividades eléctricas aparentes. Execução e interpretação.
A aplicação de prospecção geofísica em estudos geotécnicos. Desenvolvimentos recentes nos métodos geofísicos.
Prospecção mecânica. Definição e objectivos. Programas de prospecção mecânica. Métodos directos. Valas, trincheiras, poços, galerias. Métodos indirectos. Sondagens de furação e penetração. Aplicabilidade. Apresentação dos resultados. Correlações. Diagrafias instantâneas e diferidas. Amostragem. Referência breve às técnicas de amostragem e amostradores. Representatividade, qualidade e adequabilidade das amostras. Sua influência na fiabilidade dos estudos.
Breve introdução aos ensaios que vulgarmente acompanham a prospecção e seus objectivos. Elaboração de cadernos de encargos e especificações para programas de prospecção. Análise do relatório de um estudo de prospecção.
Visitas de estudo a locais onde decorram trabalhos de prospecção sísmica ou mecânica tratados nas aulas e/ou estaleiros de empresas da especialidade para familiarização com equipamento de prospecção. Trabalhos práticos de aplicação das matérias leccionadas.
 
Requisitos:    
Aconselha-se a frequência prévia de Geofísica. É obrigatória a presença dos alunos em dois terços das aulas teórico-práticas, no mínimo, salvo se estiverem inscritos ao abrigo de estatuto especial.
 
Métodos de Ensino:    

Sessões teóricas com apoio de meios audiovisuais. Sessões práticas que incluem trabalhos de laboratório e de campo e resolução de problemas. Visitas de estudo.
 
Métodos de Avaliação:    
Exame final.
 
Bibliografia:    
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de GEOLOGIA DE ENGENHARIA (1998) - Geologia de Engenharia. Páginas e Letras, Editora Gráfica, São Paulo, Sp. Brasil.
HUNT, R. E. (1984) - Geotechnical engineering investigation manual. Mac Graw-Hill, New York.
LOWRIE, W. (1997) - Fundamentals of geophysics. Cambridge University Press.
RODRIGUES - CARVALHO, J. A. (1985) -Métodos geofísicos em Geologia de Engenharia. Geotécnico, Bol. Secção Autónoma de Geotecnia da UNL, nº 1, Dez.
VALLEJO L. I. Gónzalez de (2002) - Ingeniería Geológica. Prentice Hall, Madrid.
 
Carga horária:    
4TP