Geologia Geral

Equipa docente:    
José Carlos Kullberg - Responsável. Regente de aulas teóricas

Paulo Sá Caetano - Regente de aulas teóricas e práticas

Lígia Castro - Regente de  aulas teóricas

 
Cursos:    
Licenciatura em Engenharia Geológica - 1º Ano
 
Objectivos:    
Numa disciplina que se pretende propedêutica na Licenciatura, os objectivos gerais são:
- uniformizar conhecimentos de base, hetrogéneos, que os alunos adquirem no Ensino Secundário e constituir base estruturante a diversas disciplinas da licenciatura;
- fornecer conhecimento amplo e aprofundado sobre as Geociências, especialmente sobre a origem e evolução do planeta e a interacção entre os diferentes sistemas terrestres;
- dar a conhecer o papel que os Engºs Geólogos e os Geólogos desempenham na Sociedade actual;
- sensibilizar os alunos para a necessidade da exploração racional de recursos e utilização e gestão sustentável da superfície do planeta;
dar a conhecer instrumentos de trabalho de base e executar operações inerentes ao trabalho do Geólogo e do Engº Geólogo, nomeadamente sobre cartas topográficas, geológicas e bússola de geólogo;
- testar e melhorar capacidades relativas à visualização tridimensional.

Competências específicas
No final da disciplina o aluno deve saber:
-identificar e classificar diferentes tipos de rochas dos 3 grupos principais e interrelacioná-los geneticamente;
- medir atitudes de planos geológicos (i.e. estratificação, falhas, filões);
- interpretar cartas topográficas, executar perfis topográficos e operações sobre escalas;
- determinar a declinação magnética, magneto-cartográfica e a convergência de meridianos num dado ponto e data;
interpretar cartas geológicas não complexas e executar perfís geológicos expeditos e rigorosos;
-distinguir unidades estratigráficas formais e informais.
 
Programa:    
Teórica
Importância das Geociências. A Terra no Sistema Solar. Origem e evolução da Terra.
Sismologia: ondas, escalas e cartas sísmicas, sismogramas; prevenção sísmica. Estrutura do globo terrestre: unidades do interior e superfícies de descontinuidade. Meteoritos.
Morfologia continental e oceânica. Deriva continental. Tectónica de placas - a teoria da expansão oceânica e a hipótese de Vine e Matthews. A escala paleomagnética. Noções de falha transformante e de placa litosférica. A formação de cadeias de montanhas; subducção e obducção.
Estratigrafia: dualidade da classsificação estratigráfica, correlações, estudo de uma bacia sedimentar (eustatismo e subsidência), princípios fundamentais. Descontinuidades.
Geologia estrutural: deformações na crosta (fracturação e dobramento), noção de andar estrutural, regimes tectónicos e estruturas associadas, classificação de dobras e de falhas.

Prática
Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos. A bússola de geólogo. Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfís e interpretação.
 
Requisitos:    

Não se exigem requisitos prévios.
 
Métodos de Ensino:    

Na disciplina são utilizados diferentes métodos de ensino, a saber:
- Ensino tutorial, para a componente lectiva presencial prevista no calendário escolar, para as componentes teórica e teórico-prática.

- Ensino assistido, não presencial, utilizando o Moodle, onde o aluno contacta o docente para colocar dúvidas, para além das horas convencionais semanais destinadas a dúvidas, previstas na Lei.
 
Métodos de Avaliação:    
 

Realização de exame escrito teórico (T) e exame prático [Rochas e bússola (PR) e mapas (M)].

Classificação final (F) obtida pela seguinte equação: F=3/5(T)+1/5(PR)+1/5/(PM)

Para aprovação: F>=9,5 e T, PR e PM >= 8,0

A meio do semestre é realizado teste teórico e prático (PR) com a matéria dada até à altura.
 
Bibliografia:    

K. C. CONDIE & R. E. SLOAN (1998) – Origin and Evolution of Earth. Prentice Hall, New Jersey, 485 p.
W. K. HAMBLIN & E. H. CHRISTIANSEN (2003) – Earth’s dynamic systems. Prentice Hall, New Jersey, 10ª ed.,
F. PRESS, R. SIEVER, J. GROTZINGER & T. H. JORDAN (2003) – Understanding Earth. W. H. Freeman & Co., New York, 4ª ed.
B. SKINNER, S. PORTER & D. BOTKIN (1999) – The Blue Planet: an introduction to Physical Geology.
MacMilan Publ. Co., New York, 4ª ed.
A. STRAHLER & A. STRAHLER (1996) – Introducing Physical Geography. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.
 
Carga horária:    
2h Teóricas + 3h Práticas (por semana)