Estratigrafia e Paleontologia

Equipa docente:    

Paulo Legoinha - Responsável. Regente das aulas teóricas. 

Octávio Mateus - Regente das aulas práticas

 
Cursos:    
Licenciatura em Engenharia Geológica - 2º Ano
 
Objectivos:    
Ordenação no espaço e no tempo dos corpos líticos e dos acontecimentos neles registados; sistemas de referência (escalas estratigráficas). 
Conhecimento e compreensão dos conceitos e principios fundamentais de estratigrafia e de paleontologia.
Desenvolvimento de competências no dominio da análise de registos estratigráficos e da identificação de fósseis. Elaboração de colunas estratigráficas e sua interpretação.
Análise e interpretação de sucessões de rochas, caracterização das suas relações no espaço e no tempo. Análise de sucessões de fácies e sua interpretações em termos de evolução dos ambientes sedimentares. Definição e caracterização de unidades estratigráficas e sua aplicação. Compreensão e manuseamento do Quadro de divisões estratigráficas
História da Terra e da vida.

Programa:    
Fundamentos da Estratigrafia. Definição e objectivos. Aspectos históricos. Classificação estratigráfica. Dimensão “tempo”; ordenamento dos acontecimentos. Medida do tempo. Sistemas de rochas e periodos de tempo. Biostratigrafia. Princípios da Estratigrafia. Lei de Walther.
Descontinuidades sedimentares, tipos de contactos entre unidades litológicas. Fácies. Análise sequêncial. Paleogeografia. Estratigrafia de acontecimentos. Unidades litostratigráficas formais e não formais, cronostratigráficas, biostratigráficas. Estratótipos. Escalas cronostratigráfica e geocronológica. Paleontologia e Estratigrafia. Fossilização; Taxinomia e nomenclatura;
Paleobiogeografia, Paleoecologia; plantas e animais com interesse para a Estratigrafia. Métodos físicos e geoquímicos da Estratigrafia.
Correlações. Sínteses globais.
Geistória. Pré-Câmbrico. Características. Subdivisões e limites. Paleogeografia. Paleozóico. Características. Subdivisões, limites. Ciclos orogénicos caledónico e hercínico ou varisco. Paleogeografia. Paleoclimatologia.
Mesozóico. Características. Subdivisões, limites. Ciclo orogénicoalpino. Paleogeografia; fragmentação da Pangeia; transgressões e regressões na Europa dependentes do mar boreal e do mar de Tétis. Paleoclimatologia.
Cenozóico. Características. Subdivisões, limites. Continuação do Ciclo orogénico alpino, fases paroxismais. Paleogeografia. Paleoclimatologia.
 
Requisitos:    
Aconselha-se a frequência prévia de Geologia Geral.
 
Métodos de Ensino:    
Aulas com recurso a meios multimédia.
Recurso ao Programa Moodle. Aulas práticas de exercícios envolvendo conceitos de estratigrafia, desenho de colunas litostratigráficas, correlação, interpretação da evolução paleogeográfica.
Saída de campo: visita de afloramentos com carácter pedagógico, para ilustração de conceitos estratigráficos e elaboração de coluna estratigráfica.
 
Métodos de Avaliação:    
2 testes teóricos.
Avaliação contínua nas práticas e apreciação de relatórios relativos aos exercícios das aulas práticas e à visita de estudo. Classificação final: média das classificações obtidas nos testes teóricos (50%) e nos relatórios (25%+25%).
 
Bibliografia:    
BROOKFIELD, M. (2004) - Principles of Stratigraphy. Blackwell, Malden, Oxford, Carlton, 340 p.
CONDIE, K.C. & SLOAN, R. (1998) - Origin and evolution of Earth. Principles of historical geology. Prentice-Hall, 498p.
DABRIO, C. & HERNANDO, S. (2003) – Estratigrafia. Facultad de Ciencias Geológicas, Univ. Complutense de Madrid,
Colección Geociencias, 382 p.
MONROE, J.S. & WICANDER, R. (2000) – Historical Geology. Evolution of Earth and life through time. Brooks / Cole,
Thomson Learning, 580p.
VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios e métodos. Ed. Rueda, Madrid, 806 p.
 
Carga horária:    
2 h teóricas e 2 horas práticas.
 
Outro URL (Moodle):    
http://moodle.fct.unl.pt/course/view.php?id=