Faculdade

Ensino

Mestrado em Engenharia Geológica (Geotecnia)

2013/2014
 
Plano Curricular (pdf)
 
Regulamento do Mestrado (pdf)
 
Vagas: n.d.

Coordenador(a) do Mestrado em Engenharia Geológica - Geotecnia: Ana Paula Silva

Objectivos:
O Mestrado em Engenharia Geológica (Geotecnia) encontra-se estruturado por forma a proporcionar aos alunos uma formação de índole teórica e prática especializada e abrangente na área da Geotecnia através de um leque de actividades curriculares inseridas nas três especialidades que compõem esta área (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas).

As actividades associadas às águas subterrâneas, a preservação e protecção ambiental, os riscos geotécnicos e naturais de natureza geológica (previsão, prevenção e protecção), a pesquisa e exploração de materiais de construção, que constituem áreas do conhecimento de inquestionável importância e actualidade, são também objecto de adequado tratamento no programa curricular.

Pretende-se proporcionar aos Mestres em Engenharia Geológica (Geotecnia) uma formação complementar que lhes permita o desenvolvimento de capacidades compatíveis com um leque substancialmente alargado e diversificado de actividades na sua futura vida profissional.
 
   
Saídas profissionais:
Consultoria, estudos para projecto e prestação de serviços nas áreas de construção civil e obras públicas (fundações de edifícios e obras de arte, barragens, túneis, vias de comunicação, aeroportos, aterros de resíduos, cavidades para armazenamento etc).

Prospecção geotécnica e hidrogeológica

Acompanhamento e fiscalização de obras

Estudos ambientais (impactes ambientais e medidas de minimização)

Monitorização

Planeamento regional e urbano

Estudos associados a desastres naturais e tecnológicos

Direcção de obras de construção civil

Investigação fundamental e aplicada

Coordenadora: Professora Doutora Ana Paula Silva

 
Condições de acesso
 Regras de admissão:
Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de uma das seguintes licenciaturas: Engenharia Geológica, Engenharia Geológica e Mineira, Engenharia de Georrecursos, Geoengenharia, Engenharia Geoambiental, Engenharia de Minas, Geologia e outras de universidades de países subscritores da Declaração de Bolonha e consideradas afins tendo em atenção a respectiva estrutura curricular.

Outros candidatos habilitados com licenciaturas de estrutura curricular afim das referidas na alínea anterior mediante despacho favorável do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL segundo proposta da Coordenação do Mestrado.
 
Critérios de seriação dos candidatos:
Classificação de curso; Currículo académico e científico; Currículo profissional; Eventual entrevista.