Mestrado em Engenharia Geológica

 
PLANO CURRICULAR (link)
 
Vagas: 25

Coordenador(a) do Mestrado em Engenharia Geológica: José António de Almeida

Objectivos:

O MEG tem como objectivo formar profissionais especialistas nas áreas das Ciências da Terra e das Ciências de Engenharia. A experiência profissional dos engenheiros geólogos da FCT-UNL desde 1987 compreende 3 áreas de empregabilidade: eng.ª geoambiental, georrecursos e geotecnia, em Portugal e no estrangeiro.

São objectivos gerais:

- Aprofundar a formação recebida no 1º ciclo, que permita ganhar competências e conhecimentos para o desenvolvimento autónomo de tarefas, nomeadamente, aplicação de novas metodologias e optimização de processos industriais na prossecução da garantia da qualidade e segurança em engenharia, tendo em atenção os inerentes impactes sociais, económicos e ambientais.

- Formar engenheiros geólogos de banda larga, facilitando a mobilidade na profissão de acordo com as necessidades do mercado, a nível nacional e internacional, desde a indústria e serviços à investigação e desenvolvimento.
 
    
Saídas profissionais:

Geotecnia

Estudos para projecto e prestação de serviços nas áreas de construção civil e obras públicas (fundações de edifícios e obras de arte, barragens, túneis, vias de comunicação, aeroportos, aterros de resíduos, cavidades para armazenamento), prospecção geotécnica e hidrogeológica, acompanhamento e fiscalização de obras, estudos ambientais (impactes ambientais e medidas de minimização), monitorização, planeamento regional e urbano, estudos associados a desastres naturais e tecnológicos, direcção de obras de construção civil, investigação fundamental e aplicada. 

Georrecursos

Prospecção de matérias-primas metálicas e não metálicas, de materiais de construção, de rochas ornamentais e agregados; caracterização dos materiais; definição de reservas e condições de exploração; selecção de locais, orientação e acompanhamento da exploração de pedreiras e areeiros; elaboração de planos ambientais de recuperação paisagística. Prospecção de águas subterrâneas; ensaios de caudal; caracterização hidroquímica; elaboração de cadernos de encargos para obras de captação e seu acompanhamento; protecção de captações, nascentes, fontes e cursos de água.

Geoambiente

Participação na elaboração de estudos de impacte ambiental de obras de engenharia, explorações mineiras e de pedreiras; colaboração na elaboração de planos directores municipais; selecção de locais para instalação de infra-estruturas industriais e de deposição de resíduos perigosos e não-perigosos; avaliação da contaminação de terrenos e elaboração de planos de remediação; medidas de defesa do litoral, estudos de estabilidade e definição das áreas de protecção.
 
Condições de acesso:

Regras de admissão:

1. Titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha ou 1º ciclo pós-Bolonha) em Engenharia Geológica (EG), Engenharia Geológica e Mineira, Engenharia de Georrecursos, Geoengenharia, Engenharia Geoambiental, Engenharia de Minas ou Geologia, áreas afins ou equivalente legal, com um número mínimo de 180 ECTS;

2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro com as designações referidas no ponto anterior, reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado. Requer aprovação do Conselho Científico da FCT-UNL, após aceitação da candidatura pela Comissão Científica do Mestrado em Engenharia Geológica (MEG).

3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.

Todos os candidatos são seriados de acordo com:

1. Classificação do curso anterior;

2. Currículo académico e científico;

3. Currículo profissional;

4. Eventual entrevista.