Departamento

Técnicas laboratoriais – Perfil sensorial de peixes marinhos de diferentes proveniências

DESCRIÇÃO GERAL

Título da Acção: TÉCNICAS LABORATORIAIS – PERFIL SENSORIAL DE PEIXES MARINHOS DE DIFERENTES PROVENIÊNCIAS

Nº de Registo: Em fase de acreditação

Duração: 25h

Nº de Créditos: 1

Modalidade: Curso de Formação [para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14º do Decreto-Lei n.º 249/92 (Regime Jurídico da FormaçãoContínua de Professores – RJFCP), a presente acção relevapara a progressão de carreira (mais de 2/3 da formação é realizada na área científico-didática dos destinatários)].

Destinatários: Professores do Grupo 520 (11ºB grupo, professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário)

Formador: Maria Fernanda Pessoa (Doutorado, Profª Auxiliar, formadora nº13972/02)

Nº de vagas [1]: 25

Nº mínimo de inscritos: 15

Critério de seriação: Ordem de inscrição, depois de cumprido o disposto no “Nº de vagas”

Calendário: A estabelecer, em princípio anual, mas função da procura

Período de inscrição [1]: Início com cerca de 20 dias de antecedência

Propina de inscrição [1]: Professores de escolas signatárias do protocolo: 0 € na
primeira acção; 50€ nas seguintes

Professores de outras escolas: 100 €

Contacto para inscrição: Ler Normas e Procedimentos Gerais.

[1] - Consultar: Normas e procedimentos gerais

OBJECTIVOS
  • Conferir aos formandos competências específicas a nível laboratorial, considerando aplicações para a produção animal de uma forma sustentada;

• Conferir competências para a identificação de uma análise sensorial em alimentos;

• Formar professores para a prática do ensino laboratorial das Ciências Biológicas, contemplando as componentes pedagógica e científica;

• Compreender a relação entre a componente sensorial e o regime alimentar a que o animal foi sujeito;

• Promover e estimular a investigação, com recurso a formulação de hipóteses, a partir de um melhor conhecimento de técnicas laboratoriais de base;

• Sensibilizar para a necessidade de preparar os alunos, de forma sistemática, para a investigação, considerando interacções entre os ambientes geológico, biológico e climáticos.

CONTEÚDOS/PROGRAMA
    Os conteúdos serão ministrado em módulos com a duração de 5 horas, com pequenos intervalos para descanso.

1º módulo (5 horas)

Unidade A - (teórico);

a) A Aquacultura: conceitos gerais, importância e regimes de produção;

b) Critérios de selecção das principais espécies produzidas;

c) Sistemas integrados de produção numa perspectiva de sustentabilidade.

d) Legislação.

2º módulo (20 horas)

Unidade B – Deslocação a empresas de produção animal para caracterização de tecnologias de produção de Peixe e de bivalves.

Unidade C – Análise sensorial – (prática laboratorial):

a) Prova de peixe de diferentes proveniências com preenchimento de uma grelha de observação;

b) Correlação com exigências nutricionais de diferentes classes etárias e profissionais;

c) Implicações no consumo considerando os diferentes regimes alimentares.

Unidade D - Integração dos resultados obtidos nas unidades B e C (teórico e-prático) Análise de enquadramentos possíveis nos Programas de Biologia do 3º Ciclo e do
    Secundário;

a) Realização de um relatório de síntese para avaliação dos formandos.

AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO

As aulas são todas ministradas na modalidades: teórica e prática, com uma introdução sobre as matérias, com recurso a PowerPoint; prática, em contexto laboratorial e de campo. Os alunos receberão materiais especificamente preparados para cada sessão (i.é., esquemas conceptuais – módulo A; protocolos experimentais – módulos B e C; ficha dedetalhe – módulo D). Apenas são elegíveis para avaliação os formandos que tiverem frequentado um mínimo de 2/3 da acção de formação (17 horas).

Entrega da ficha de detalhe preenchida (em grupos de 2) (50%) de um relatório de síntese (50%), com atribuição de classificação final quantitativa, de acordo com o estabelecido no nº 2 do artº 46º do Estatuto da Carreira Docente (D-L. nº 15/2007 de 19 de Janeiro) e orientação constante na Carta Circular CCPFC – 3/2007 de Setembro de 2007.

Será também efectuada menção qualitativa, de acordo com os intervalos estipulados nacitada orientação conjunta. Será considerado aprovado o formando que obtiver classificação igual ou superior a 5,0 valores.

Os resultados serão comunicados individualmente a cada formando, de forma agarantir-se a privacidade dos resultados. De acordo com o previsto no nº 4 do artº 11º do Decreto-Lei n.º 249/92 (RJFCP), de 9 de Novembro, do resultado da avaliação, cabe recurso aos formandos para o Conselho Científico da FCT/UNL.

A acção é sujeita a avaliação por parte dos formandos que, para o efeito, preencherão inquéritos de hetero-avaliação, na observância do estabelecido no artº 10º do RJFCP. Será garantida a confidencialidade perante o formador.

FORMULÁRIO de INSCRIÇÃO

Voltar para Acções de Formação