O Ciclo de Wilson através de um clique no Google Earth

Nº de Registo: CCPFC/ACC-49439/08

Duração: 25h

Nº de Créditos: 1

Modalidade: Curso de Formação [para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14º do Decreto-Lei n.º 249/92 (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores – RJFCP), a presente acção releva para a progressão de carreira (mais de 2/3 da formação é realizada na área científico-didática dos destinatários)].

Destinatários: Professores do Grupo 520 (11ºB grupo, professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário)

Formador: José Carlos Kullberg (Doutorado, Prof. Auxiliar de Nomeação Definitiva, formador nº 14901/02)

Nº de vagas [1] : 25

Nº mínimo de inscritos: 15

Critério de seriação: Ordem de inscrição, depois de cumprido o disposto no “Nº de vagas”

Calendário: A estabelecer, em princípio, duas vezes por ano

Período de inscrição [1]: Início com cerca de 20 dias de antecedência

Propina de inscrição [1]:
   Professores de escolas signatárias do protocolo: 0€ na primeira acção; 50€ nas seguintes;

Professores de outras escolas: 100€.

Contacto para inscrição: [1]

[1] - Consultar: Normas e procedimentos gerais

OBJECTIVOS

• Ministrar aos formandos conhecimentos de base, actualizados, sobre o Ciclo de Wilson, ou seja, ciclos de fragmentação de grandes massas continentais (os super-continentes do passado: ex, a Pangea) com a abertura de grandes oceanos (ex: o Atlântico) e reagrupamento dessas massas, fechando-se o ciclo de abertura e fecho de oceanos;

• Relacionar o Ciclo de Wilson com o Ciclo das Rochas, ou seja, demonstrar que os diferentes tipos de rochas estão intimamente associados aos diferentes contextos dinâmicos, ou seja, elas são “interligáveis” através de processos de geodinâmica interna e externa;

• Dar a conhecer exemplos de morfologias dos continentes e oceanos, características de diferentes estádios de desenvolvimento do ciclo de Wilson, utilizando o Google Earth;

• Conferir competências no funcionamento do software Google Earth (de livre distribuição através da Internet);

• Utilizar este software para comparar situações geodinâmicas actuais com situações ocorridas no passado. A margem ocidental ibérica, que se desenvolveu no ciclo alpino (-250Ma – Presente), constituirá o caso de estudo para associar a diversos estádios de desenvolvimento do Ciclo de Wilson, actualmente observáveis em diferentes locais do planeta (aplicação do princípio do uniformitarismo);

• Promover e estimular a utilização de TIC’s na leccionação da Geologia nos ensinos básico (3º ciclo) e secundário; • Criar materiais de apoio, para a realização de “saídas de campo” virtuais;

• Sensibilizar para a necessidade da sua preservação, depois de dar a conhecer o planeta que habitamos um pouco mais profundamente.

CONTEÚDOS/PROGRAMA

Sessões:

1 – Conceitos fundamentais em Geologia (8 horas, aula teórico-prática, laboratório com datashow e colecções de rochas):
   a) tectónica de placas: interacção e limites de placas;
   b) unidades morfo-estruturais dos continentes e oceanos;
   c) o Ciclo de Wilson, estádios de desenvolvimento e processos geodinâmicos associados;

d) as rochas, o “seu” ciclo e a forma de as interligar através dos vários processos dinâmicos (internos e externos): de “construção” (rochas magmáticas), “destruição” (rochas sedimentares) e transformação (rochas metamórficas.

2 – Iniciação à utilização do software Google Earth (4 horas; aula prática, sala de computadores):
   a) versões disponíveis;
   b) instalação;

c) exploração da barra de ferramentas, dos utilitários e do painel de navegação.

3 – Construção de roteiros geodinâmicos, temáticos, através do Google Earth (12 horas, aula prática, sala de computadores).

4 – Avaliação (1 hora; sala com mesas individuais).

AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO

Apenas são elegíveis para avaliação os formandos que tiverem frequentado um mínimo de 2/3 da acção de formação (17 horas).

Realização de teste (1 hora) e avaliação do trabalho resultante da sessão 3. No cumprimento do disposto na Carta Circular conjunta CCPFC/DGHRE – 3/2007 de Setembro de 2007, a classificação final será quantitativa, aproximada à décima, numa escala de 0 a 10 valores. Será também efectuada menção qualitativa, de acordo com os intervalos estipulados na citada orientação conjunta. Será considerado aprovado o formando que obtiver classificação igual ou superior a 5,0 valores.

Os resultados serão comunicados individualmente a cada formando, de forma a garantir-se a privacidade dos resultados. De acordo com o previsto no nº 4 do artº 11º do Decreto-Lei n.º 249/92 (RJFCP), de 9 de Novembro, do resultado da avaliação, cabe recurso aos formandos para o Conselho Científico da FCT/UNL.

A acção é sujeita a avaliação por parte dos formandos que, para o efeito, preencherão inquéritos de heteroavaliação, na observância do estabelecido no artº 10º do RJFCP. Será garantida a confidencialidade perante o formador.

FORMULÁRIO de INSCRIÇÃO

Voltar para Acções de Formação