A Petrologia e a Geoquímica: duas parceiras inseparáveis

14-05-2016

Palestra, 25 de Maio, 12.00, Edifício IX, sala 3.36 - Prof. Nuno Leal

Resumo: A Geologia é uma ciência complexa, que envolve muitas disciplinas. Entre elas, destacam-se a Petrografia, que trata da observação e descrição dos materiais rochosos, cujos dados são interpretados pela Petrologia, que, com o auxílio da Geoquímica, disciplina que aborda a Terra como entidade química, constituem poderosas ferramentas de base para uma melhor compreensão da forma como o nosso planeta funciona. A apresentação tenta mostrar como é possível explorar algumas das potencialidades fornecidas pela conjugação da Petrologia com a Geoquímica, duas parceiras inseparáveis!

Curriculum Vitae: Licenciado em Geologia (1984), Nuno Leal é Doutorado em Geologia (Especialidade Geoquímica) pela Universidade de Lisboa. Durante 20 anos exerceu funções de Docência e Investigação em Petrologia e Geoquímica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Entre 2008 e 2012, exerceu funções de Investigador Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, instituição onde é, presentemente, Professor Auxiliar Convidado.