História da Terra e da Vida

DESCRIÇÃO GERAL

Título da Acção: História da Terra e da Vida.

Nº de Registo: CCPFC/ACC-49437/08.

Duração: 25h.

Nº de Créditos: 1.

Modalidade: Curso de Formação [para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14º do Decreto-Lei n.º 249/92 (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores – RJFCP), a presente acção releva para a progressão de carreira (mais de 2/3 da formação é realizada na área científico-didática dos destinatários)].

Destinatários: Professores do Grupo 520 (11ºB grupo, professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário)

Formador: Lígia Sousa Castro (Doutorada, Profª Auxiliar, formadora nº 14261/02)

Nº de vagas [1]: 25.

Nº mínimo de inscritos: 15.

Critério de seriação: Ordem de inscrição (depois de cumprido o disposto no “Nº de vagas”).

Calendário: A estabelecer, em princípio anual, mas função da procura.

Período de inscrição [1]: Início com cerca de 20 dias de antecedência.

Propina de inscrição [1]:
   Professores de escolas signatárias do protocolo: 0 € na primeira acção; 50€ nas seguintes;

Professores de outras escolas: 100 €.

Contacto para inscrição: ver [1].

[1] - Consultar: Normas e procedimentos gerais

OBJECTIVOS

• Domínio sobre conceitos de Estratigrafia e Paleontologia;

• Conhecimento da evolução dos acontecimentos no tempo e no espaço;

• Leitura e interpretação da escala cronostratigráfica;

• Caracterização dos principais grupos de interesse paleontológico e paleoecológico;

• Formação na área de Geistória através da caracterização dos principais acontecimentos decorridos ao longo da História da Terra: formação da Terra, origem da vida, aspectos de evolução e extinções;

• Estudo da evolução climática e paleogeografia ao longo da história da Terra;

• Abordagem de aspectos gerais da Paleontologia de Portugal.

CONTEÚDOS/PROGRAMA

Sessões:

1 – Aulas teórico-práticas, com datashow, no Laboratório de Paleontologia (total de 16 horas).
1. Introdução à Estratigrafia.
   1.1 Tempo em Geologia.
   1.2 Princípios da Estratigrafia.
   1.3 Escalas estratigráficas.
   1.4 Correlações.
2. Fácies.
   2.1 Conceito de fácies.
   2.2 Análise sequencial.
   2.3 Contactos entre unidades líticas.
   2.4 Unidades estratigráficas.
3. Introdução à Paleontologia.
   3.1 Fósseis e processos de fossilização.
   3.2 Taxonomia e sistemática.
   3.3 Evolução e biostratigrafia.
   3.4 Características, interesse paleontológico, paleoecológico e estratigráfico dos fósseis.
4. Escala geocronológica.
5. Geistória
   5.1 Formação da Terra.
   5.2 Origem da vida.
   5.3 Aspectos de evolução da Terra e da Vida.
   5.4 Evolução climática e paleogeográfica ao longo da história da Terra.

6. Aspectos gerais da Paleontologia de Portugal.

2 – Aulas práticas, Laboratório de Paleontologia (total de 8 horas).
   a) Observação de fósseis: macrofósseis e microfósseis (observação à lupa binocular, aos microscópios óptico e electrónico).

b) Elaboração de um trabalho escrito - guia de visita de campo exemplificando etapas da história da terra e da vida.

3 – Avaliação (1 hora)

AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO

Apenas são elegíveis para avaliação os formandos que tiverem frequentado um mínimo de 2/3 da acção de formação (17 horas).

Realização de teste (1 hora) e avaliação do trabalho resultante da sessão 2b). No cumprimento do disposto na Carta Circular conjunta CCPFC/DGHRE – 3/2007 de Setembro de 2007, a classificação final será quantitativa, aproximada à décima, numa escala de 0 a 10 valores. Será também efectuada menção qualitativa, de acordo com os intervalos estipulados na citada orientação conjunta. Será considerado aprovado o formando que obtiver classificação igual ou superior a 5,0 valores.

Os resultados serão comunicados individualmente a cada formando, de forma a garantir-se a privacidade dos resultados. De acordo com o previsto no nº 4 do artº 11º do RJFCF, do resultado da avaliação, cabe recurso aos formandos para o Conselho Científico da FCT/UNL. A acção é sujeita a avaliação por parte dos formandos que, para o efeito, preencherão inquéritos de hetero-avaliação, na observância do

FORMULÁRIO de INSCRIÇÃO

Voltar para Acções de Formação