Faculdade

Ensino

Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos)

2013/2014
 
Plano Curricular (pdf)
 
Regulamento do Mestrado (pdf)
 
Vagas: n.d.

Coordenador(a) do Mestrado em Engenharia Geológica - Georrecursos: José António de Almeida

Objectivos:
O Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos) tem como objectivos proporcionar competências avançadas e implementar abordagens multidisciplinares que permitam aos futuros mestres a intervenção em áreas como a pesquisa, caracterização, exploração e valorização de recursos naturais (minerais e rochas industriais, rochas ornamentais, a água e recursos energéticos), numa perspectiva sustentável e em ligação com os sistemas ambientais envolventes (contaminação de solos e águas subterrâneas, remediação de locais contaminados, risco geológico e prioritização e selecção de locais).

A estrutura curricular do Mestrado abrange campos de actuação e/ou de especialização, que estabelecem ligação não só entre outras especialidades de engenharia (civil, de minas e do ambiente), como entre a engenharia e a geologia. Como segundo ciclo de estudos avançados, desenvolve-se a partir de uma sólida formação de base nas áreas das Geociências e das Ciências da Engenharia, que podem ser adquiridas pela frequência de um primeiro ciclo na mesma área científica (Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e Geologia) ou afim.
 
   
Saídas profissionais:
Recursos minerais
Prospecção de matérias-primas metálicas e não metálicas, de materiais de construção, de rochas ornamentais e agregados; caracterização dos materiais; definição de reservas e condições de exploração; selecção de locais, orientação e acompanhamento da exploração de pedreiras e areeiros; elaboração de planos ambientais de recuperação paisagística.

Recursos hídricos
Prospecção de águas subterrâneas; ensaios de caudal; caracterização hidroquímica; elaboração de cadernos de encargos para obras de captação e seu acompanhamento; protecção de captações, nascentes, fontes e cursos de água.

Geoambiente
Participação na elaboração de estudos de impacte ambiental de obras de engenharia, explorações mineiras e de pedreiras; colaboração na elaboração de planos directores municipais; selecção de locais para instalação de infra-estruturas industriais e de deposição de resíduos perigosos e não-perigosos; avaliação da contaminação de terrenos e elaboração de planos de remediação; medidas de defesa do litoral, estudos de estabilidade e definição das áreas de protecção.
Coordenador: Professor Doutor José António Almeida
 
Condições de acesso:
Regras de admissão:
Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de uma das seguintes licenciaturas: Engenharia Geológica, Engenharia Geológica e Mineira, Engenharia de Georrecursos, Geoengenharia, Engenharia Geoambiental, Engenharia de Minas, Geologia e outras de universidades de países subscritores da Declaração de Bolonha e consideradas afins tendo em atenção a respectiva estrutura curricular.

Outros candidatos habilitados com licenciaturas de estrutura curricular afim das referidas na alínea anterior mediante despacho favorável do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL segundo proposta da Coordenação do Mestrado.
 
Critérios de seriação dos candidatos:
Classificação de curso; Currículo académico e científico; Currículo profissional; Eventual entrevista.