Licenciatura em Engenharia Geológica

2013/2014

Plano Curricular (pdf)

Regulamento geral das Licenciaturas (pdf) 
 
Vagas: 23

Coordenador(a) da Licenciatura em Engenharia Geológica: Joaquim Simão

Objectivos:
A Engenharia Geológica é uma especialidade de Engenharia que aplica princípios, conceitos e técnicas das Ciências Geológicas na resolução de problemas de engenharia que envolvem a Terra e o seu funcionamento como um sistema geodinâmico.

As Ciências e Engenharias da Terra são consideradas como dos domínios principais do conhecimento em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo. São básicas para o desenvolvimento da Sociedade e do bem-estar do Homem. Materiais naturais, água, energia (petróleo, carvão, gás natural, geotermia), construção civil e obras públicas são essenciais e indispensáveis para a sociedade actual. A procura e exploração dos recursos naturais, as questões associadas a adequado planeamento regional e urbano e à resolução de problemas ambientais deles decorrentes, são algumas das actividades essenciais do Engenheiro Geólogo.

A Licenciatura em Engenharia Geológica da Universidade Nova de Lisboa (LEG), tem por objectivo preparar licenciados com sólida formação de base nas áreas das Geociências e das Ciências de Engenharia que, com o domínio de matérias da Matemática, Física, Química, Computação e Informática, possam estar aptos a trabalhar em variados domínios de carácter aplicado e tecnológico.

Os objectivos a atingir estão de acordo com os pressupostos dos descritores de Dublin. A carga horária lectiva tem a média de 23 horas semanais. Numerosas disciplinas recorrem a ensino apoiado no sistema de “blended-learning” através do programa Moodle. Este programa permite desenvolver uma interface directa com cada aluno, lançar questões, debater assuntos ou apresentar testes de avaliação.
 
   
Saídas profissionais:
As grandes áreas de intervenção dos futuros licenciados em Engenharia Geológica estão relacionadas com a construção civil e obras públicas e a pesquisa e exploração de recursos naturais. Abrange campos de actuação e/ou de especialização, que estabelecem ligação não só entre outras especialidades de engenharia (minas, ambiente, civil), como entre a engenharia e a geologia.

Destacamos:
Prestação de serviços no âmbito dos estudos para:
     -prospecção, captação e protecção de águas subterrâneas;
     -prospecção e exploração de inertes para a indústria da construção;
     -prospecção e exploração de minérios e de rochas ornamentais;
     -geologia do petróleo;
     -planeamento regional e urbano;
     -protecção contra os Riscos Naturais.

Integração em equipas que desenvolvam actividades nas vertentes de preservação e recuperação do Ambiente.

Condições de acesso - provas específicas

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s)

Matemática A + Física e Química

95

OU

Matemática A + Biologia e Geologia

95

Classificação mínima de candidatura:  95
 
Fórmula de ingresso:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final nas provas específicas