Principios de Mineralogia e Geologia - 6 ECTS

Carlos Galhano - Regente de aulas práticas

Cursos:

Objectivos:

O objectivo da disciplina é apresentar ao aluno  uma visão da Terra como um sistema cujo funcionamento resulta da interacção de muitos parãmetros de natureza física e química.
   O conceito de mineral e rocha é transmitido, o seu modo de formação, suas propriedades. Como materiais em uso nas construções, salienta-se de que modo as mudanças de condições a que são sujeitos, em ambientes diferentes dos de sua formação são responsáveis pelas alterações.

Programa:

Programa das aulas Teóricas: A TERRA Estrutura e composição interna da Terra__Terra - o planeta dinâmico. Movimento das placas litosféricas. Expansão dos fundos dos mares, deriva continental, tectónica de placas. MATERIAIS DA TERRA - Minerais e rochas Minerais composição, classificação química, propriedades físicas e outras específicas; cor, dureza, brilho, reacção ao HCl, magnetismo, etc. Estrutura cristalina dos minerais. Estudo dos silicatos; famílias; estruturas, associações nas rochas. Elementos nativos, óxidos, sulfuretos, sulfatos, fosfatos. Minerais de minério, utilização dos minerais. Carbonatos, rochas carbonatadas (calcárias). Composição, propriedades. Ocorrência de rochas calcárias em Portugal. Aplicação dos calcários na construção. Rochas: classificação, modos de ocorrência. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Estudo das rochas ígneas, texturas, composição mineralógica. Tipos de rochas vulcânicas e plutónicas, rochas claras e rochas escuras, rochas finas e rochas grosseiras, rochas vítreas. Estudo de alteração nas rochas, influência do clima, da composição, da poluição. Rochas sedimentares; origem, classificação. Rochas clásticas, rochas de origem química, rochas de origem biogénica. Texturas, composição, ambientes de formação das rochas sedimentares. Rochas metamórficas. Agentes do metamorfismo, tipos de metamorfismo, exemplos de rochas metamórficas. Graus de metamorfismo. A DINÂMICA DA TERRA NO ESPAÇO E NO TEMPO/ HISTÓRIA DA TERRA Actividade na superfície da Terra; desgaste de rochas, sedimentação. Ambientes de sedimentação. O HOMEM E A TERRA Ocorrência, utilização e preservação dos recursos minerais para as gerações futuras. Programa das aulas Práticas: Minerais. Propriedades físicas dos minerais e identificação dos principais minerais formadores de rocha em amostra de mão. Minerais metálicos e não metálicos. Minerais argilosos. Minerais como pigmento. Rochas. Identificação das texturas das rochas ígneas e seu significado. Identificação das rochas vulcânicas e plutónicas. Identificação dos vários tipos de rochas sedimentares. Tipos de cimento. Rochas de origem clástica, química e orgânica. O papel do cimento nessas rochas. Rochas metamórficas. Texturas e estruturas. Identificação das rochas metamórficas. Rochas e monumentos; rochas alteradas naturalmente, rochas alteradas em ambiente poluído. Visitas de estudo e discussão sobre o uso das rochas nos monumentos. Exemplos de visitas e aulas em monumentos, em anos diversos: Igreja de São Roque, Sé e templo romano de Évora,Mosteiro dos Jerónimos, Igreja de Vila do Conde. Convento de Mafra.

Requisitos:
Química Geral.

Métodos de Ensino:

Aulas teóricas compreendendo o ensino da matéria proposta. Utilização de material didáctico, incluindo transparências, tabelas quando pertinentes, amostras de mão, no caso de minerais e rochas. Aulas práticas, compreendendo o uso , caracterização de propriedades dos minerais, identificação de rochas, suas propriedades e determinação, quando possível, de propriedades como porosidade e sua importância no processo de alteração das rochas. Aulas em monumentos avaliando os aspectos de alteração e os tipos de rochas utilizadas.

Métodos de Avaliação:

A avaliação compreende dois testes feitos em momentos diferentes ao longo do semestre e um trabalho prático sobre um dos monumentos em que se fez uma visita É dado relevo ao tipo de rocha, sua origem geológica e proveniência geográfica, composição mineralógica, susceptibilidade de alteração ou sobre um trabalho desen volvido ao longo do semestre, a definir. Os pesos atribuídos neste ano de 2006-2007 são os seguintes: 1ª avaliação: 30% 2ª avaliação: 35% Trabalho prático e apresentação: 35%.

Bibliografia:
Press, Frank & Siever, Raymond (1998) - Understanding Earth, 2nd. Ed. Freeman. 682p.
Battey, M.H. (1981)  - Mineralogy for Students, 2nd Ed., Longman, Scientific & Technical, 355p.
Velho, J., Gomes, C.,Romariz, C.Celso S. F. Gomes (1998) - Minerais Industriais: Matérias Primas Cerâmicas, 591 p.
Wyllie, Peter 1979) - A Terra. Nova Teoria Global, (tradução), 3ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 388p.
Gass, I.G., Smith, P.J., Wilson, R.C.L. (1984) - Vamos Compreender a Terra, (tradução). Almedina, Coimbra,  450p.

Carga horária:
3PT