Faculdade

Departamento

Processamento e Valorização de Recursos Minerais

Sector: Departamento de Ciências da Terra (DCT)

ECTS: 6

Carga horária: Aulas teórico-práticas 56 h | Orientação tutorial 8 h

Responsável / docente: Joaquim António Reis Simão | Sofia Verónica Trindade Barbosa | António Carlos Gil Augusto Galhano

Objetivos: Conceitos e técnicas avançadas na caracterização, processamento e valorização de matérias-primas minerais, nomeadamente minerais industriais (metálicos e não metálicos), rochas industriais e ornamentais. Aptidão a integrar equipas de projecto que desenvolvam estudos de concepção e implementação de centrais de processamento, beneficiação e acabamento daquelas matérias-primas. Reconhecer a importância das várias matérias-primas e produtos minerais segundo uma perspectiva económica e ambiental.Ter uma prática laboratorial que lhe permitirá conhecer e analisar várias propriedades e modo de execução para determinar as mesmas, dos materiais referidos.

 

Programa

Minerais constituintes de mineralizações metálicas/não metálicas:estudos em amostras e ao microscópio (luz transmitida/refletida). Minerais de interesse económico-importância,beneficiação,propriedades,modos de aplicação.Caracterização mineralógica / petrográfica / química de rochas industriais e ornamentais. Caracterização tecnológica, propriedades físico mecânicas. Normas. Estudos de alteração / alterabilidade. Aplicações mais comuns.Técnicas de acabamento e indicação de uso apropriado, produtos comerciais. Alteração das rochas: avaliação,controlo e restauro. Tratamento mineralúrgico de substâncias minerais. Processamento por via seca e via húmida (a observar em eventuais visitas de estudo). Cominuição (britagem/moagem) e classificação das várias frações. Introdução aos métodos de separação. Processamento de rejeitados,tratamento de águas residuais. Normalização de produtos. Controlo e mitigação do impacte ambiental destas instalações. Mercado dos minerais e rochas industriais e ornamentais em Portugal.

 

Material de ensino mais importante

[1] Barry Wills, Mineral Processing Technology, Butterworth-Heinemann, 1997, ISBN: 0-7506-2838-3, 272 p.

[2] Gomes, Celso (1986) - Argilas, o que são e para que servem. Edição da Fundação Caloust Gulbenkian, 457 pp.

[3] Manning, D. (1995) - Introduction to Industrial Minerals. Chapman & Hall, London, 276pp.

[4] Moura, A.C. (2000) – Granitos e Rochas Similares de Portugal. Publ. do Instituto Geológico e Mineiro. Marca–Artes Gráficas, Porto.

[5] Velho, José Lopes (2005) - Mineralogia Industrial, Princípios e aplicações. Lidel-edições técnicas Limitada, 606 pp.

[6] Kelly, Errol & Spottiswood, David (1982) - Introduction to Mineral Processing. John Wiley and Sons, New York.

 

Avaliação: A avaliação é constituída por dois testes distribuídos ao longo do semestre no final de cada módulo de conteúdos com uma ponderação de 25% cada um. Serão também efetuados três relatórios técnicos de visitas de campo e de laboratório com uma ponderação de 20%. Os alunos terão de desenvolver um tema de trabalho durante o semestre, envolvendo pesquisa, sendo que esse tema terá de ser apresentado oralmente e terá uma ponderação de 30%. A nota final resulta da média ponderada de cada uma das componentes anteriores.