Faculdade

Departamento

Engenharia Geoambiental

Docência e horas de contacto

Maria da Graça Azevedo de Brito (Responsável e Regente), TP:56; OT:6;TC:8

 

Programa

Legislação ambiental e directivas nacionais e europeias. Regime de responsabilidade ambiental. Riscos tecnológicos: estratégia de gestão do risco. Alterações climáticas e seus efeitos: acidentes de poluição. Avaliação de locais contaminados – modelo de contaminação, metodologias e fases de abordagem. Planos de investigação in situ e métodos de amostragem. - Geoquímica ambiental: transporte de poluentes e propriedades do meio. - Análise de risco para a saúde humana. Modelo de risco. Cenários de uso e exposição. Contaminantes orgânicos e inorgânicos. Monitorização ambiental. Tecnologias de remediação e acções de remediação.  Avaliação de impacte ambiental. Identificação e avaliação de impactes. Medidas de minimização. A componente prática inclui a elaboração de um projecto para a requalificação ambiental de uma área degradada.

 

Objectivos de aprendizagem

Pretende-se que os estudantes tenham capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na área da geologia e da engenharia geológica na resolução de problemas relacionados com a ocupação antrópica no meio ambiente, nomeadamente a elaboração de estudos para:
- Planeamento e acompanhamento de campanhas prospecção ambiental de terrenos (solos e águas)
- Avaliação do estado de contaminação de terrenos
- Avaliação do risco para a saúde e o ecossistema de locais contaminados
- Requalificação ambiental de áreas degradadas contaminadas
- Elaboração de campanhas de monitorização de locais potencialmente contaminados e definição de medidas de mitigação
- Avaliação de impacte ambiental de obras e infra-estruturas

 

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Aulas teóricas e teórico-práticas com ênfase na apresentação de casos de reais de estudo e realização de exercícios em laboratório de informática. Aulas de campo com duas visitas a áreas industriais, potencialmente contaminadas e em fase de requalificação. Experimentação de equipamentos para recolha de amostras de solo e monitorização de águas subterrâneas.

A avaliação da disciplina é efectuada pela realização de dois mini-testes (MT1 e MT2) e um trabalho prático (TP), individual ou em grupos de 2 alunos. A classificação final (CF) é calculada por:

CF = MT1+MT2 (50-75%) + TP (50-25%)

O peso a atribuir a cada componente de avaliação é definido pelos alunos.

 

Bibliografia

SHARMA, H. D.; REDDY, K. R. (2004) - Geoenvironmental Engineering: Site Remediation, Waste Containment, and Emerging Waste Management Technologies, 992 p.

BELL, F.G. (1998) - “Environmental Geology – principles and practice”, Blackwell science, 594p.

LaGREGA, M. D., BUCKINGHAM, P. L. & EVANS, J. C. (2001) - Hazardous Waste Management. McGraw-Hill, New York, 2nd Ed., XXVI + 1202 p.

LECOMTE, P. (1999) – Polluted Sites. Remediation of Soils and Groundwater. A.A Balkema Publish, Brookfield, VII + 210 p.

PETTS, J., CAIRNEY, T. & SMITH, M., (1997) – Risk-Based Contaminated Land Investigation and Assessment, John Wiley & Sons, New York, p. 334.

SHARMA, H. D.; REDDY, K. R. (2004) - Geoenvironmental Engineering: Site Remediation, Waste Containment, and Emerging Waste Management Technologies, 992 p.