Presidente

José Carlos Kullberg, Professor Associado
 

Bem vindos ao Departamento de Ciências da Terra  da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

No âmbito da Universidade Nova de Lisboa, foi constituído em 1974 um núcleo departamental de "Ciências da Terra e do Espaço" que, em 1978, foi designado como Departamento de Geologia e Geotecnia. Em 1983, esta unidade foi integrada no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente e da Terra. Em 1984, separou-se deste a Secção Autónoma de Geologia que, em 1993, deu lugar ao actual Departamento de Ciências da Terra (DCT).

O DCT é responsável pela licenciatura de Engenharia Geológica  (3 anos). Colabora nas Licenciaturas em Engª Civil e em Conservação e Restauro, bem como no Mestrado integrado em Engª do Ambiente.
Tem ainda a seu cargo os Mestrados (modelo de Bolonha, 2º ciclo) em Engª Geológica - Georrecursos e em Engª Geológica – Geotecnia e o Mestrado em Paleontologia em associção com. universidade de Évora. É, também, responsável por Doutoramentos em Geologia e em Engenharia Geológica (3 anos).

Muitas das disciplinas recorrem a ensino apoiado no sistema de Blended-learning, recorrendo ao programa Moodle que permite desenvolver uma interface directa com cada aluno, lançar questões, debater assuntos ou apresentar testes de avaliação. Também, possibilita a disponibilização de textos de apoio, incluindo apresentações multimédia. Experiências anteriores revelaram-se muito positivas, contribuindo para melhorar o sucesso do aproveitamento escolar.
São disponibilizadas na internet páginas de todas as disciplinas com a informação relevante: objectivos, organização, funcionamento, programa, bibliografia, sumários, pautas de inscritos, etc.

O corpo docente do DCT inclui 6 Geólogos, 7 Engenheiros Geólogos e 1 Engenheiro de Minas, dos quais: 13 são Doutores, 2 com Agregação, e 1 é Mestre.

O curso de Engenharia Geológica é acreditado pela Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Geológica e de Minas). Os objectivos a atingir estão de acordo com os pressupostos dos descritores de Dublin. A Licenciatura prepara licenciados com formação sólida de base nas áreas das Geociências e das Ciências de Engenharia que possam estar aptos a trabalhar em variados domínios de carácter aplicado e tecnológico.
As áreas de intervenção dos futuros licenciados em Engenharia Geológica estão relacionadas com a construção civil e obras públicas e a pesquisa e exploração de recursos naturais. Abrange campos de actuação e/ou de especialização, que estabelecem ligação não só entre outras especialidades de engenharia (civil, de minas e do ambiente), como entre a engenharia e a geologia.

Os alunos têm conseguido emprego com facilidade nas áreas de:

  • estudos geotécnicos
  • planeamento, gestão e exploração de georrecursos, incluindo pedreiras, minas, prospecção e exploração de petróleo
  • gestão e exploração de águas subterrâneas
  • planeamento regional e urbano
  • estudo e remediação de riscos naturais e antrópicos
  • preservação ambiental, estudo de locais e sua reabilitação
  • cartografia geológica e geotécnica
  • supervisão de trabalhos de construção
  • consultadoria
  • investigação fundamental e aplicada

No Departamento existem um centro de investigação integrado no sistema científico e tecnológico nacional em parte financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e ensino Superior; trata-se do Centro de Investigação em Ciências e Engenharia Geológica (CICEGe)

As actividades científicas estão, em parte, documentadas na revista "Ciências da Terra", editada pelo DCT, que tem publicado artigos de estratigrafia, paleontologia, mineralogia, geoquímica, geologia económica, vulcanismo. geologia ambiental, geologia estrutural, entre outros temas.
Tem sido intenso o intercâmbio com instituições e investigadores, de diversos países. Têm vindo a ser realizados Doutoramentos e Agregações, organizados Congressos e Simpósios.
Os alunos dos cursos ministrados no Departamento têm sido envolvidos nas actividades de investigação o que contribui para uma melhor formação. Muitas destas actividades têm decorrido em ligação com instituições públicas e/ou privadas possibilitando o contacto directo dos alunos com o mundo empresarial e profissional.

O DCT desempenha um papel importante no âmbito da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa assegurando a formação de engenheiros capazes de contribuir para o desenvolvimento do País.

Esta página pode servir como elo de ligação virtual entre todos os que frequentam ou frequentaram "esta casa" e nela viveram momentos importantes do seu desenvolvimento pessoal; deixem os vossos testemunhos (mensagens, vídeos, fotos).

Desejamos que esta comunidade ajude a promover o DCT e receba de braços abertos os jovens que queiram estudar e fazer vida profissional ligada às Ciências da Terra, nas vertentes da ciência e da engenharia.

Cumprimentos a todos