2. A Engenharia Geológica da NOVA é única

A empregabilidade dos cursos que os candidatos procuram é hoje uma das suas principais preocupações e, portanto, pode constituir um dos factores críticos para a sua escolha. Este é um dos momentos que mais marcará a vida futura de cada um de vós. O primeiro foi quando no 9º ano optaram pela área das Ciências e Tecnologias; o segundo é agora mesmo, na entrada para a Universidade!

Ficou bem demonstrado no ponto anterior a procura de profissionais na área da Eng.ª Geológica e de outras Geociências num futuro a médio e longo prazo. Mas então o que é que devo escolher? A Engª Geológica ou outros cursos da área das Geociências?

Cada curso invocará as suas vantagens. As nossas são as seguintes:

• As Engenharias são áreas de grande prestígio e, portanto, de preferência em muitas empresas, quer nacionais, quer internacionais;
  •  Ser Eng.º em Portugal significa ter uma habilitação reconhecida por uma Ordem Profissional, no caso a Ordem dos Engenheiros, umas das mais antigas e prestigiadas do País;
  •  Porque a preparação técnica dos nossos Engenheiros Geólogos é a mais abrangente e que melhor prepara os profissionais para a quantificação e modelação dos sistemas naturais.

E porquê a Engª Geológica da Nova? Para além de outras razões que são demonstrados a seguir, porque o perfil curricular da FCT da Nova é completamente diferenciador em relação às outras Universidades Portuguesas.

Porque o perfil curricular é único no País; vai ao encontro de boas práticas seguidas pelas melhores Universidades inglesas e americanas, especialmente porque prepara os alunos para a o mercado de trabalho!

Hoje as empresas procuram profissionais com uma formação sólida (as chamadas hardskills pelos ingleses), que várias Universidades portuguesas estão preparadas para fornecer, mas também outras características nas entrevistas de recrutamento de quadros; por exemplo o currículo extra-curricular que os estudantes desenvolveram ao longo do curso, a realização de estágios em empresas, a capacidade de trabalhar de forma autónoma ou em equipa, etc. E estas competências (chamadas de softskills) todos os alunos da FCT desenvolvem ao longo da sua formação na Faculdade.

Como se costuma dizer, "as hardskills garantem a entrevista e as softskills garantem o emprego"! E os alunos da FCT são preparados para a EMPREGABILIDADE!

- 1 - 2 - 3 - 4 - 5 -